
Em carta escrita Dom Marcos Bispo de Bom Jesus pede para não fechar a Justiça Agrária em da cidade

'Ajude-nos a salvar a Justiça Agrária': Carta de Dom Marcos ao Governo do PI.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
'Precisamos de um Estado eficaz e políticos que pensem no seu povo, na sua gente, nos seus filhos'', pede o bispo de Bom Jesus-PI.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Por favor , Srª. Governadora. Esta Sessão me parece ser amanhã, o assunto é de urgência.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Não podemos deixar isso acontecer.
Essa Região é estratégica para o mundo na crise de abastecimento alimentar que se avizinha. Muitos investimentos e projetos chegando na Região e impactando a nossa gente.
É preciso que isso aconteça de maneira sustentável e que não venha penalizar ainda mais a nossa gente, sem uma pronta Justiça para as questões agrárias, e retirando delas o pouco que as defende.
Precisamos de um Estado eficaz e políticos que pensem no seu povo, na sua gente, nos seus filhos.
Conto com a indispensável influência para nós ajudar a salvar a Justiça Agrária, em Bom Jesus e no Estado.
Em Cristo Jesus!
Dom Marcos Tavoni
Bom Jesus do Gurguéia
VEJA ABAIXO A MATÉRIA/DENÚNCIA FEITA PELO PORTAL B1
Os deputados estaduais do Piauí deverão votar nessa semana uma pauta que, se aprovada, significará um grande retrocesso jurídico para todo Sul do Piauí. A Assembleia Legislativa do Piauí possivelmente analisará o pedido do Tribunal de Justiça do Piauí para que a Vara Agrária da Comarca de Bom Jesus seja fechada.
Trata-se da única Vara Agrária especializada do Piauí, e estados como Bahia e Maranhão não a possuem. Esta torna-se fundamental para uma região com inúmeros problemas judiciais agrários a serem resolvidos, sendo a Vara Agrária especializada nesse tipo de conflito.
O Tribunal de Justiça do Piauí vem há tempos tentando tirar a Vara Agrária de Bom Jesus. Em 2016, quase conseguiu, mas a proposta não foi aprovada pelos deputados após pressão de jurista do Sul do Piauí. Na ocasião, a OAB-PI se posicionou contra a transferência, ressaltando que os serviços sobre os conflitos agrários no Sul do estado devem ser resolvidos na própria região.
Uma fonte ouvida pelo Portal B1 contou que, desde a saída do juiz Heliomar Rios, o Tribunal de Justiça vem esvaziando a Vara Agrária, tirando processos da mesma e os transferindo para as comarcas de origem, mas que não tem a mesma habilidade e especialização para julgar os processos de concentrados de conflitos agrários.
"A Vara Agrária foi uma luta do setor do Agronegócio, dos movimentos sociais e também políticos de Bom Jesus e região, uma grande conquista. Desde a saída do Dr. Heliomar, começou o desmonte na Vara Agrária, deixando-a inoperante e toda comunidade perde com isso", lamentou.
Se antes a ideia era transferir a Vara Agrária para Teresina, hoje o objetivo é o fechamento definitivo. "Só em Bom Jesus temos um órgão tão importante como esse para o Piauí. É um retrocesso para todos os lados, politicamente, socialmente, judicialmente... Precisamos denunciar essa situação para que, caso o projeto seja colocado em pauta, a população pressione o seu deputado para que não vote favorável ao fechamento da Vara Agrária", pontuou Altamiran, membro da CPT (Comissão Pastoral da Terra).
Fonte: https://www.portalb1.com/noticia
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Instituto Estimativa: Gestão de Josué Alves tem aprovação de 67,30%
-
PMMCT/PI: Por meio da Secretaria de assistência Social realizou o encerramento do agosto Lilás
-
CONVITE: Encerramento da Campanha “Agosto Lilás” neste dia 31 de agosto 2022
-
MCT: A de Educação concluiu hoje a entrega de uniformes para os alunos da rede municipal
-
Secretaria de Saúde de Morro Cabeça no Tempo realiza palestra sobre hipertensão e diabetes