
Prefeito Diego Teixeira participa de reunião com MP para tratar do fim dos lixões

O prefeito de São Félix do Piauí, Jailson Pio, esteve participando na quinta-feira (05), de uma reunião com prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e assessores de municípios da microrregião do Médio Parnaíba.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A reunião foi promovida pelo Ministério Público do Piauí (MPPI), junto com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), com objetivo de tratar sobre o descarte de resíduos, como parte da implementação do projeto "Zero lixões: por um Piauí mais limpo". Um ponto abordado na reunião foi o de buscar soluções com a extinção dos lixões, levando em conta a realidade de cada município. Foram abordados temas relacionados à recuperação da área degradada e à instalação e operação das atividades de disposição final ambientalmente adequada em outro local devidamente licenciado.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Após a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma empresa que vai iniciar o tratamento de resíduos sólidos urbanos na região de Água Branca. Com o objetivo da correta destinação do lixo, a iniciativa leva em consideração a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010, onde considera o aprimoramento da gestão integrada de resíduos sólidos urbanos e a estruturação e implementação da logística reversa.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
MP ESTÁ MONITORANDO CIDADES
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), instaurou 21 inquéritos civis públicos para acompanhar o cumprimento do prazo fixado pela Lei da Política Nacional Resíduos Sólidos (PNRS) para o encerramento das atividades de lixões em relação a 24 municípios.
De acordo com o MP, as investigações foram deflagradas a partir de provocação do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), que realizou reunião com os Promotores de Justiça com atuação ambiental na região Entre Rios.
Prazos
No dia 31/12/2020 encerrou-se o prazo para os municípios que não publicaram Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e/ou não implementaram mecanismos de cobrança dos serviços de manejo de resíduos sólidos, em atenção ao Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020).
Alguns municípios podem ser beneficiados com a prorrogação dos prazos até 02 de agosto de 2024.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Amarante se prepara para grande louvor com Anderson Freire na Marcha Para Jesus
-
Programa Piauí Mais Genética oferece inseminação artificial gratuita em Amarante
-
Domingo de futebol: Amarante x Angical promete emoção no Estádio Poeirão
-
Ruas de Amarante serão bloqueadas para desfile em comemoração à Independência; confira
-
Amarante se prepara para o Desfile Cívico de 7 de Setembro 2025