Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Bom Jesus - PI
Blog do município.

Carro fumacê será usado no combate à dengue em Bom Jesus

Por Redação
| Portal B1

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, recebeu neste mês o carro fumacê, que é uma técnica muito utilizada para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a Dengue, a Zika ou a Chikungunya.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Atualmente, a principal arma utilizada é a aplicação de produtos responsáveis pela eliminação de mosquitos através de máquinas carregadas por carros. As máquinas transformam esse produto em uma névoa com gotas muito pequenas capazes de flutuar no ar e encontrar os mosquitos que estiverem voando.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Dependendo do tipo de produtos utilizados, estas aplicações podem formar uma névoa que lembra uma fumaça, daí o nome popular de fumacê. Em outros casos, porém, a nuvem do produto formada é incolor. A aplicação começa hoje (04/05) e sempre ocorre entre às 6h e 9h ou entre às 18h e 21h, quando não está chovendo.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

É importante dizer que o fumacê não é utilizado para prevenção, a prevenção deve ocorrer diariamente na nossa casa, evitando o acúmulo de água nos recipientes existentes. Lembrando: o objetivo do uso do fumacê é eliminar mosquitos infectados por vírus.

Quando vir ou ouvir o fumacê, adote alguns cuidados:

  1. Proteja os alimentos expostos;
  2. Proteja aquários, gaiolas e os animais de estimação;
  3. Retire as roupas do varal.
  4. Abra as janelas e as portas para permitir que o inseticida entre e atinja os mosquitos que estiverem escondidos no interior das casas.
  5. Caso haja pessoas acamadas ou com problemas respiratórios, feche as portas e janelas.

Estes cuidados são importantes para preservar a saúde das pessoas e favorecer a ação do produto aplicado. A colaboração dos moradores é fundamental para que os mosquitos não continuem a disseminar as doenças na comunidade. Fique atento!

Fonte: Portal B1

Comente