Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Marcolândia - PI
Seja um correspondente.

Reunião discute suporte técnico e legalidade das casas de farinha em Marcolândia

Por Redação
| Ascom

Produtores de mandioca na cidade de Marcolândia se reuniram nesta segunda-feira (14) na Câmara de Vereadores para debater a regularidade das casas de farinha no município. Na ocasião estiveram presentes também, o vereador Clenilton Costa e o vice-prefeito Valmir de Juracy.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Francisco Claro proprietário de casa de farinha, destaca que na reunião foi debatido novas ideias de como proceder no desenvolvimento de ações voltadas para melhorias nas fábricas e a expectativa é que os demais proprietários adiram ao sistema legal para que possa ter continuidade o beneficiamento da mandiocultura.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

“O poder público vem buscando esse diálogo junto com o Sebrae, Ministério Público para orientar e viabilizar o fomento do setor e buscar a regularização para que o município se fortaleça ainda mais na produção da mandioca e derivados”, disse.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Uma das questões levantadas durante as reuniões que já aconteceram é o fechamento das fábricas devido a não obediência das condições necessárias.

Marcolândia tem a mandiocultura como uma das principais atividades econômicas.

Em junho do ano passado, agricultores e proprietários de casas de farinha em Marcolândia, participaram de uma reunião da Câmara Setorial da Mandiocultura, com o coordenador estadual das câmaras setoriais, Sérgio Vilela. Na reunião foram tratadas questões como superação do trabalho infantil, segurança do trabalho quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e também a formalização das fábricas de farinha no tocante ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Além disso foi iniciado um programa de apoio à organização e formalização da cadeia produtiva da mandioca.

Até 2019, no território de Marcolândia existia cerca de 22 casas de beneficiamento da farinha que é extraída da mandioca.

Fotos por Francisco Carvalho – Ascom

Fonte: Ascom

Comente