Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Marcolândia - PI
Seja um correspondente.

Em busca do Selo UNICEF, gestão de Dr. Corinto realiza 1º Forúm Comunitário

Por Redação
|

A Prefeitura de Marcolândia através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, promoveu na última sexta-feira (11), o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2021/2024. O evento aconteceu na Escola Novo Milênio e reuniu representantes da administração pública e da sociedade civil, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O 1º Fórum Comunitário tem como finalidade organizar e planejar ações de acordo com a realidade do município trabalhando seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrir espaço para a participação cidadã de crianças, adolescentes, jovens, adultos e outras instituições.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Foi apresentado e discutido durante o evento, o Plano de Ação Cidadã para Crianças e Adolescentes, com o objetivo de assegurar a melhoria nos indicadores de Impacto Social do município.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

No evento também foi apresentado a equipe que compõe a Comissão Intersetorial do Selo Unicef que tem por objetivo planejar, executar, monitorar e avaliar juntamente com o CMDCA e com a articulação do Selo no município as ações previstas no guia metodológico do Selo Unicef – Edição 2021/2024.

A Comissão é composta pela articuladora municipal do Selo Unicef, Maria Conceição de Andrade; a mobilizadora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Bruna Modesto; mobilizadora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Auxilia de Souza Pires Matos; mobilizador da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Severiano Janeo da Silva Gomes; mobilizadora da Secretaria de Assistência Social (SMAS), Ana Valéria Matos de Castro Dias; representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lamara Maria Silva Rodrigues; representante do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente (CTCA) – Evaldina Mourão de Sousa; representante dos Adolescentes – Francisco Leonízio de Oliveira; representante da Secretaria Municipal de Cultura, Stanley Rafael Alencar; representante da Secretaria Municipal de Esporte, Eduardo Abraão Silva.

Além dos membros acima citados, integram também a comissão: Pedro Allef como representante do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes); Maria Vitória representando o NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes); o representante da Secretaria do Meio Ambiente, Carlos Daniel da Silva Gomes; e o representante da Organização da Sociedade Civil (OSC), Francisco José de Carvalho Neto.

No I Fórum os membros que formam o NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Marcolândia – apresentaram os “Oito jeitos de mudar o mundo”. Atualmente 39 adolescentes formam o grupo.

A frase é denominada pela Organização das Nações Unidas e intitula um documento que reúne oito objetivos prioritários de promoção à qualidade de vida da humanidade, que são: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/AIDS, malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Foram apresentados no evento os diagnósticos da Educação, Saúde e Assistência Social. Pela Educação foi apresentado pela secretária Auxilia Matos. Valéria Castro que é coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) apresentou o diagnóstico da Secretaria de Assistência Social. A Saúde teve seu diagnóstico apresentado pelo mobilizador Severiano Gomes.

O prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, esteve no evento e falou sobre o importante passo que o município dá em busca de assegurar os direitos de crianças e adolescentes.

“Esse fórum vai integrar toda a gestão para trabalhar em busca dos indicadores que o Selo Unicef exige do município. Consequentemente a gente vai melhorar a qualidade de vida dos jovens, crianças e adolescentes porque esse público é essencial em uma comunidade. Eles são o futuro do município e do país. Eles precisam de uma qualidade de vida melhor”, disse o gestor.

Corinto fez uma avaliação do evento e deixou uma mensagem aos jovens. “A gente tem uma gestão aberta e de diálogo com todas as classes e entidades que fazem a sociedade civil organizada de nosso município. Tenho confiança na equipe e ela desenvolve as maneiras de trabalhar em prol de melhorias. A sociedade acredita e todas as entidades de classes estão fazendo parte porque acreditam nessa gestão e no trabalho que está sendo feito. A mensagem que deixo é de esperança porque acreditamos que estamos no caminho certo, vamos continuar trabalhando e buscar resultados para melhorarmos a qualidade de vida desse jovens que precisam de boa educação, boa saúde, boa assistência social”, concluiu o prefeito Corinto Matos.

A articuladora do Selo Unicef, Maria Conceição de Andrade, a Ceiça, falou sobre a conjuntura entre administração e sociedade civil e destacou que a adesão do município ao Selo Unicef aconteceu no mês de junho de 2021.

“Temos apoio do prefeito e dos mobilizadores: educação, saúde e assistência social, para que a gente possa desenvolver as ações que vão melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Estamos construindo o plano de ação e assim vamos traçar metas e vê em que percentual Marcolândia precisa melhorar para que essas crianças melhorem de vida. O importante é o legado que vamos deixar na vida desses meninos e meninas. Hoje já conseguimos mudar a vida de crianças e adolescentes. Eles mesmo foram protagonistas nesse momento. Precisamos de toda contribuição e participação de toda sociedade de Marcolândia”, finalizou a articuladora.

 

Comente