
Inhuma é contemplada com o Projeto “Piauí Mais Verde”

A Cidade de Inhuma Piauí foi contemplada recentemente através do Projeto “Piauí Mais Verde”. Que visa o plantio de mudas da flora nativas em áreas urbanas do município. A iniciativa está sendo executada no município pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -SEMAR, em parceria com Prefeitura Municipal de Inhuma e a Coordenação da Defesa Civil do Município.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
De acordo com o Coordenador da Defesa Civil no Município, Neto Mercê, nessa primeira ação ambiental já foram plantadas Ipês de Cores variadas e de forma alternada na Avenida Castelo Branco, e que em breve a prefeitura estará revitalizando também a Avenida Ribeiro Gonçalves.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Neto Mercê falou que os Ipês foram plantados substituindo as árvores Nim, pois os pesquisadores de universidades brasileiras constataram que se devem evitar a proliferação da arvoré Nim, tendo em vista dos danos ambientais já verificados, como também evitar o cultivo da espécie, que vem provocando prejuízos a outras espécies vegetais e até animais, uma vez que possui também propriedades repelentes. Neto falou ainda, que a partir do dia (09) de junho, acontecerá o reflorestamento do Rio São Vicente, através de um Projeto desenvolvido pelos alunos da Escola Luis Pedro de Carvalho, da localidade Buriti Comprido.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Além do Coordenador da Defesa Civil Neto Mercê, Prefeito Silva Júnior, vice-prefeito Deusim Aguiar, Secretário de Meio Ambiente Ziza Carvalho e os secretários municipais acompanharam a plantação simbólica dos Ipês na Avenida Castelo Branco.
UM POUCO SOBRE OS IPÊS
O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil.
Durante muitos anos o Ipê foi considerada a árvore nacional. Foi substituída pelo Pau-Brasil, tendo o título modificado para flor nacional. Não importa se árvore nacional ou não, é uma árvore importante da flora brasileira e nos oferece grandes benefícios.
O Ipê costuma perder todas as suas folhas durante o inverno e ficar repleto de flores no início da primavera. Esta característica faz com que esta árvore oferece melhor luminosidade no espaço plantado durante o inverno e uma excelente sombra no restante do ano.
A madeira do ipê é considerada madeira de lei devido as suas características: resistente, flexível e dura. É muito utilizada nas construções civis e navais.
O Ipê costuma ter entre 6 a 12 metros, sendo que o ipê amarelo pode chegar até 25 metros dependendo do local plantado.
Na primavera costuma oferecer um espetáculo de cores se destacando em meio a tantas outras espécies nos espaços públicos. A coloração da flores pode ser nas seguintes cores: branca, amarela, vermelha, rosa e roxa.
O ipê deve ser plantado sobre sol pleno em solo fértil, bem drenável e enriquecido em matéria orgânica. Exige rega regular no primeiro ano, mas é resistente aos períodos de estiagem.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
