Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Picos - PI
Correspondente do município.

CIEM emite nota de esclarecimento sobre entrega de resultados de exames RT-PCR

Por Redação
Centro Integrado em Especialidades Médicas - CIEM (Foto: Wagner Araújo)
Centro Integrado em Especialidades Médicas - CIEM (Foto: Wagner Araújo) | Isael Pereira / CCOM

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Centro Integrado em Especialidades Médicas, (CIEM) vem explicar a população picoense que atualmente o CIEM conta com a oferta de dois tipos de testes para detecção da Covid-19, sendo um deles, o sorológico, que é realizado em pacientes que apresentam sintomas com mais de 8 dias, neste caso, a análise é realizada no CIEM, por isso, o resultado sai no mesmo dia.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O outro é o RT-PCR, que também é coletado no CIEM, contudo, enviado a Teresina para a realização de análises. A demora em relação a entrega deste exame se dá por parte do Laboratório Central de Saúde (LACEN), local que é realizada as análises das coletas enviadas pela SMS.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Por esse motivo, o CIEM não está conseguindo entregar os resultados em prazo hábil, em relação ao que entregava antes. A partir do momento que as amostras são enviadas para o LACEN, a SMS aguarda o retorno dos resultados dos exames, ficando então a mercê do laboratório que é responsável pelas análises.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A SMS ainda destaca que no que tange a coleta de amostras que é realizada aqui em Picos, as mesmas são repassadas com celeridade para o laboratório de Teresina já no dia seguinte após as amostras serem coletadas nos pacientes.

Solicitamos que a população compreenda como é realizado o processo de análises, e que em relação aos exames de RT-PCR as análises não dependem do CIEM, o órgão apenas realiza a entrega, quando chegam os resultados.

Fonte: Isael Pereira / CCOM

Comente