
Sesapi realiza treinamento sobre vacinação pediátrica contra a Covid 19

O imunizante usado para crianças de 5 a 11 anos tem dosagem e composição diferentes da que é usada para os maiores de 12 anos.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenadoria de Imunização, realizou na tarde de hoje (17), treinamento com representantes dos municípios do Piauí sobre a Vacinação Pediátrica contra a Covid-19 no Estado. O Ministério da Saúde divulgou Nota Técnica com as orientações para vacinar o público de 5 a 11 anos de idade.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Segundo a Nota Técnica do Ministério, o imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação. Não será exigida prescrição médica para a vacinação.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Os representantes dos municípios foram informados também sobre o intervalo entre as duas doses. Segundo a Coordenadora de Imunização, Kássia Barros, o esquema vacinal prevê oito semanas de intervalo da primeira para a segunda dose. “Se a criança completar 12 anos no intervalo para tomar a segunda dose, mesmo assim tem que tomar a vacina da tampinha laranja, a vacina pediátrica”, afirma Kássia.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O imunizante tem que ser mantido na temperatura de 2 a 8 graus centígrados e, uma vez retirada do congelador não pode ser novamente congelado. A Nota esclarece ainda que a vacina pode ficar até 10 semanas em geladeira e tem que ser aplicada até 12h após diluída, sendo importante anotar o dia e horário em que o frasco foi aberto. As embalagens com 10 frascos podem levar até quatro horas para descongelar na temperatura de 2 a 8 graus ou 30 minutos em 30 graus. As agulhas para a aplicação devem ser de calibre 25x0,6.
No caso de comorbidades, são consideradas cardiopatias crônicas, pneumopatia crônica, imunossuprimidos, doença renal crônica, asma, doenças hepáticas, síndrome de down e doenças neurológicas. As reações adversas observadas até agora são as comuns em todas as vacinas. De acordo com a Coordenadora de Imunização, Kássia Barros, após a vacinação a criança deve ficar em observação durante 20 minutos.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Instituto Estimativa: Gestão de Josué Alves tem aprovação de 67,30%
-
PMMCT/PI: Por meio da Secretaria de assistência Social realizou o encerramento do agosto Lilás
-
CONVITE: Encerramento da Campanha “Agosto Lilás” neste dia 31 de agosto 2022
-
MCT: A de Educação concluiu hoje a entrega de uniformes para os alunos da rede municipal
-
Secretaria de Saúde de Morro Cabeça no Tempo realiza palestra sobre hipertensão e diabetes