Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Oeiras - PI
Correspondente do município.

SAMU Avançado de Oeiras recebe qualificação do Ministério da Saúde

Por Redação
|

A Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Oeiras recebeu qualificação do Ministério da Saúde, certificação que ocorre em virtude do cumprimento de 100% dos requisitos exigidos pelo Governo Federal.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Para isso, foram avaliadas as condições da base, formação das equipes, estrutura, efetividade, entre outros critérios que oferecem melhor assistência aos usuários do serviço de atendimento pré-hospitalar móvel. O reconhecimento do Ministério da Saúde ao SAMU é mais uma conquista que reflete a organização, esforço e compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas de saúde.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

“Isso tudo se deu, principalmente, por conta da estrutura que nós temos funcionando na base descentralizada do SAMU de Oeiras. Não é todo município que consegue, porque existe um checklist e o município precisa cumprir as exigências. O município de Oeiras conseguiu cumprir 100% das exigências preconizadas pelo Ministério da Saúde para conseguir esta qualificação”, destaca Auridene Moreira, secretária municipal de Saúde.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Em 2019, o Ministério conferiu a habilitação e qualificação às unidades de suporte básico do SAMU de Oeiras, serviço que conta, atualmente, com quatro ambulâncias: três de suporte básico e uma de suporte avançado.

A unidade de suporte avançado do SAMU de Oeiras é a quarta a receber qualificação do Ministério da Saúde no Piauí. O Estado dispõe de 92 bases descentralizadas do SAMU, porém, apenas 14 delas possuem unidade de suporte avançado, sendo que somente quatro receberam a qualificação – duas em Teresina, uma em São Raimundo Nonato e, agora, uma em Oeiras.

O financiamento do serviço acontece dentro de uma obrigatoriedade tripartite, feita através da participação e contribuição financeira dos governos municipal, estadual e federal. No entanto, desde o início do funcionamento da unidade de suporte avançado do SAMU, em 2019, o município de Oeiras nunca recebeu repasses do Governo do Estado.

Comente