
X Conferência da Assistência Social debate propostas para redução da desigualdade

A Prefeitura de Amarante realizou na manhã dessa quinta-feira (26) a X Conferência Municipal de Assistência Social, evento que aconteceu na Câmara de Vereadores com a presença de vereadores, de representantes da sociedade civil e da gestão municipal, a exemplo do vice-prefeito Mateus Vilarinho e da secretária da pasta, Ana Tércia Carvalho.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A conferência trouxe como tema este ano ‘Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social’, e teve como palestrante a assistente social Andresa Cunha.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O vice-prefeito Mateus Vilarinho participou da mesa de honra e falou ao público, considerando a diminuição das desigualdades. “A assistência social é um direito do povo e um dever do Estado. Temos também o dever de estar unidos para diminuir as desigualdades, garantindo a proteção social para todos”, disse ele.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
No geral, foram apresentados cinco eixos, que trouxeram como foco a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades, gestão de compromissos e corresponsabilidades, controle social, gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e ainda atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergenciais.
A secretária de Assistência Social, Ana Tércia, abriu o evento destacando a diminuição das desigualdades e a qualidade de vida como ferramenta para o desenvolvimento social e cultural do município.
“Nós temos hoje projetos que são referências em todo o estado do Piauí, e que saíram de conferências realizadas aqui, de debates da população e da gestão municipal. A Assistência Social é de suma importância para o crescimento do município. Não há desenvolvimento cultural e social se não houver um povo com menos desigualdades e com mais qualidade de vida, e isso parte da Assistência Social, que há muito tempo deixou de ser assistencialismo. Portanto, nós precisamos de mecanismos que venham diminuir essa desigualdade social, como o principal fator”, disse ela.
Objetivos da X Conferência de Assistência Social
- Garantir a implementação da política e do plano decenal da Assistência Social 2016 a 2026, a partir do fortalecimento dos Conselhos de Assistência Social;
- Fortalecer a participação da sociedade em geral em especial dos usuários da Assistência Social na formulação monitoramento e avaliação da política e do plano decenal da Assistência Social; e
- Propor estratégias que promovam fortalecimento dos conselhos de Assistência Social para a implementação da política e do plano decenal da assistência social 2016 a 2026.
Na solenidade de abertura, a banda de música de Amarante, Nova Euterpe, fez a execução dos hinos de Amarante e do Brasil. O momento teve ainda uma apresentação do Pagode Mirim do Mimbó. às 11h30, houve a plenária final e às 12h30 aconteceu a eleição dos delegados.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
Fonte: Somos Notícias
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Amarante se prepara para grande louvor com Anderson Freire na Marcha Para Jesus
-
Programa Piauí Mais Genética oferece inseminação artificial gratuita em Amarante
-
Domingo de futebol: Amarante x Angical promete emoção no Estádio Poeirão
-
Ruas de Amarante serão bloqueadas para desfile em comemoração à Independência; confira
-
Amarante se prepara para o Desfile Cívico de 7 de Setembro 2025