Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Morro Cabeça no Tempo - PI
Seja um correspondente.

Redemoinho em poeira assombram operários em São Gonçalo do Piauí

Por Redação
| https://g1.globo.com/

Especialista em climatologia explicou que fenômeno é conhecido como "dust devil" e é formado pela convecção do ar, quando ele é forçado a subir rapidamente em função de um dia quente.

Um redemoinho de poeira se formou dentro de uma obra em São Gonçalo do Gurguéia no Piauí, município localizado 820 km ao Sul da capital do Piauí Teresina. Impressionados, operários pararam o trabalho enquanto observaram o fenômeno, que foi registrado em vídeo gravado por um dos trabalhadores.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

"Em áreas mais planas, onde não há vento, mas há calor, é uma tendência do ar fazer um deslocamento vertical, quando ele faz isso é em espiral, criando esses redemoinhos", explica o climatologista Werton Costa (g1.com.br) vejam o vídeo

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Ao G1 Wverton disse ainda que o fenômeno é comum nas áreas desmatadas da região formada por áreas majoritariamente de cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecida pela sigla Matopiba. "É uma tendência da superfície aquecer muito rapidamente"

 Informou também que esses redemoinhos têm baixa velocidade, alternando entre 20 a 30 km/h no máximo, oscilando. "Eles têm o mesmo mecanismo de formação de um tornado, porque são ventos de turbilhonamento, mas as velocidades ficam muito abaixo, não provocando danos", disse.

Fonte: https://g1.globo.com/

Comente