Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Picos - PI
Correspondente do município.

Picos | Vacinação contra febre aftosa encerra nesta quarta-feira (30)

Por Redação
Foto: Reprodução / internet
Foto: Reprodução / internet |

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) de Picos, lembra aos criadores de bovinos e bubalinos que o prazo de vacinação contra febre aftosa encerra-se nesta quarta-feira, 30 de junho e a certificação pode ser realizada até 15 de julho. 

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A primeira etapa de 2021 da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Piauí teve início no dia 1º de maio. A dose de vacina a ser aplicada é de 2ml.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O médico veterinário da Adapi de Picos, Edilton Pedro, diz que em torno de 60% do rebanho está com a certificação comprovada.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

"É muito baixo, o permitido e exigido pelo Ministério da Agricultura é de no mínimo 90%, então, tem muitos criadores ou seja 40% que ainda não vacinaram o seu gado, ou se vacinaram não certificaram. Não faça isso, porque o criador se torna inadimplente e a Adapi vai mandar fiscalizar, vai pegar a relação dos inadimplentes para ir nas propriedades e notificar os criadores , podendo até ser multado. Não vamos correr o risco de ter esse desconforto de receber a fiscalização. Então, faça a vacinação correta, no prazo estabelecido e certificar também no prazo determinado que vai até dia 15 de julho . O criador teve prazo suficiente para comprar a vacina e certificar", relatou  Edilton Pedro.

O médico veterinário da Adapi de Picos, Edilton Pedro, fala da importância de ter o rebanho vacinado e certificado. 

"Alertamos os criadores que não deixe de vacinar e nem de certificar o seu rebanho . Além, dele ficar imune ele também tem a vantagem de estar adimplente ou seja poderão ser vendidos, negociado o seu rebanho. Caso contrario eles serão criadores inadimplente, por isso não podem haver negociação do seu rebanho, não podendo ser vendidos e nem comprado . No entanto, o criador vai ter prejuízo, então não deixe de vacinar nem de certificar", concluiu Edilton Pedro.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) de Picos funciona no Piauí Shopping Center. Telefones para contato de Picos: (89)99929-3274 (Edilton Pedro) ou (89)99984-3147 (Francisco Esdra).

Comente