
Região de Picos terá chuvas abaixo da média em abril, diz climatologista

O climatologista Werton Costa destacou que a região de Picos terá chuvas abaixo da média no mês de abril. Segundo ele, apesar de ser o segundo mês com o maior volume chuvoso, a previsão é que haja decaimento nas chuvas.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“A climatologia de precipitação ou as médias previstas para abril são de um leve decaimento nos volumes chuvosos. Se temos março como o pico da estação, é a partir de abril que nós observamos uma queda suave, a chamada curva descendente da chuva, porém é o segundo mês mais chuvoso. Para os municípios sertanejos, abril é basicamente o final da estação, já é o último mês considerado chuvoso. Os modelos matemáticos de previsão vem apontando uma anomalia negativa para o Sertão, ou seja, nós teremos as chuvas de abril na faixa sertaneja, mas elas devem ficar ligeiramente abaixo da média, segundo a maior parte das modelagens”, informou professor Werton Costa.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Segundo ele, esse é o caso da região de Picos e de outros municípios limítrofes. “Nesse aspecto nos teremos as chuvas no Sertão, as chuvas da faixa sudeste piauiense, da região valenciana, microrregião de Picos, toda a faixa limítrofe com parte do Ceará, Pernambuco e Bahia, mas chuvas abaixo da média climatológica”, assegurou.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
De acordo Werton Costa, mesmo fevereiro tendo sido um mês chuvoso, março deixou a desejar. Ele ainda relata que boa parte dos municípios estão finalizando com números abaixo da média.
“A estação chuvosa 2021 é caracterizada como profundamente regular, é uma irregularidade que afetou os volumes precipitados, a quantidade de chuva que caiu sob todo o território do Piauí. Mas, também uma irregularidade na distribuição, haja vista que essa chuva ficou concentrada na sua maioria na porção norte, centro-norte do estado, do litoral até parte do médio Parnaíba. Embora o mês de fevereiro tenha sido um mês mais abundante de chuvas, inclusive com muitos municípios atingindo a média ou superando, o mês de março ficou em dívida. Boa parte dos municípios, principalmente, os das faixas sul, serradeira e sertaneja estão finalizando seus números abaixo da média”, frisou.
Em fevereiro, Picos registrou uma chuva com mais de 98 milímetros, considerada a mais intensa nesta estação chuvosa.
Fonte: Cidades na net
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Como a tecnologia ajuda pequenas empresas a crescer
-
O crescimento do mercado de colecionáveis e seu valor emocional
-
Abertura do Picos Cidade Junina 2025 reúne multidão e grandes artistas
-
Polícia Militar prende foragido do sistema prisional por tráfico de drogas e apreende entorpecentes
-
O futuro dos cassinos móveis no ecossistema da Apple e a tendência para depósitos acessíveis