Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Oeiras - PI
Correspondente do município.

Oeiras adquire testes de antígenos para detectar casos de Covid-19

Por Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução | Ascom

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu testes rápidos de antígenos para Covid-19. Esse tipo de testagem permite detectar o vírus na fase inicial da doença, período de maior transmissibilidade do coronavírus, e contribui para garantir o isolamento precoce do paciente.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O objetivo é detectar os infectados o quanto antes para que eles possam entrar em isolamento social e evitar a disseminação do vírus. Segundo a Semusa, o exame será utilizado para auxiliar no diagnóstico e garantir subsídio ao profissional médico, além de promover mais segurança à população oeirense.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O teste rápido de antígeno já está disponível na Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde do município e pode ser feito entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas. O exame é realizado a partir da coleta da secreção do nariz do paciente. O resultado sai em vinte minutos.

Na manhã dessa quarta-feira, 05, a equipe de profissionais do centro de referência passou por uma qualificação sobre a aplicação do teste. “O teste rápido Covid-19 antígeno detecta a presença de partículas do vírus causador da doença com previsão total de 92,94%. A detecção do vírus é feita em amostras de SWAB da nasofaringe, feito a partir do segundo dia de sintoma e o resultado em 20 minutos”, explica a enfermeira Alexsandra Fontes.

A aplicação do teste rápido de antígeno na Unidade Covid-19 segue critérios estabelecidos pelo protocolo do centro de referência para atendimento aos pacientes suspeitos da doença. Sendo assim, conforme avaliação e indicação médica, os grupos que deverão realizar o teste rápido de antígeno serão:

– Idosos com estado geral comprometido;

– Pacientes com comorbidades descompensadas;

– Pacientes com clínica sugestiva de Covid e com teste sorológico negativo;

– Profissionais de saúde assintomáticos, e teste sorológico IgG Positivo.

Teste sorológico

Além dos testes rápidos de antígenos, a Unidade Covid-19 realiza os testes rápidos sorológicos, que são recomendados após o sétimo dia do surgimento dos primeiros sintomas. Esse tipo de testagem é utilizada para detectar a presença de anticorpos criados pelo organismo contra o coronavírus.

 

Fonte: Ascom

Comente