
Instituto de Pesquisa Estimativa
Prefeito João Luís lidera a corrida eleitoral em Monsenhor Gil

O clima pré-eleitoral começa a esquentar em Monsenhor Gil, cidade localizada a 58 km ao sul da capital Teresina. O resultado da pesquisa realizada no dia 18/06/2020 pelo Instituto Intenção de Pesquisa – LTDA, e registrada no TRE-PI sob o número PI-00422/2020, ao que parece, vem para apimentar um pouco mais o quadro que se desenha para as próximas eleições municipais.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A sondagem traz à tona um cenário polarizado, mas com a pré-chapa governista abrindo vantagem em todas as simulações de confronto direto com as possíveis pré-chapas da recém-unificada oposição.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
No atual quadro do município, já se tem como praticamente certa a definição da pré-chapa da situação, a ser composta pelo prefeito João Luís (candidato à reeleição) e pelo médico e vereador Evandro Abreu, que têm suas pré-candidaturas lançadas a prefeito e a vice-prefeito, respectivamente. Na oposição, por sua vez, desponta cada vez mais consolidado o nome do ex-prefeito de Monsenhor Gil e ex-vereador de Teresina, Paulo Roberto da Iluminação, que tem conseguido, ao que parece, aglutinar todos os nomes oposicionistas em torno de sua candidatura. O nome do vice da oposição ainda não está definido, mas algumas lideranças que já declararam apoio ao pré-candidato Paulo Roberto figuram como possíveis pleiteantes ao posto, tais como o empresário Joaozinho da Varjota e o ex-prefeito professor Pila.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A pesquisa realizada buscou sondar exatamente o quadro acima disposto, tendo coberto diversas comunidades da zona rural da cidade, bem como todos os bairros da zona urbana de Monsenhor Gil. Foram aplicados ao todo 302 questionários, com distribuição por plano amostral e nível de confiança de 95%.
Prefeito João Luís tem o seu trabalho bem avaliado
Na pergunta que sondou a avaliação do trabalho do atual prefeito, classificando-o em Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo, o prefeito teve o seguinte desempenho:
.
Somando-se os percentuais das avaliações Regular, Bom e Ótimo, que tendem a refletir a aprovação do atual gestor, tem-se um total de 84,77%.
Os que avaliaram o trabalho do gestor como Ruim e Péssimo somaram 13,24%. Os que não souberam avaliar perfizeram 1,99% dos entrevistados.
Prefeito João Luís abre boa vantagem na sondagem espontânea.
.Imagem: Prefeito João Luís e ex-prefeito Paulo Roberto
Na pergunta de intenção de voto espontânea para prefeito municipal, aquela em que o eleitor é instigado a manifestar sua intenção de voto sem que lhe seja dada pelo entrevistador opção alguma de escolha, o nome de João Luís já aparece como o mais lembrado pelos munícipes. O prefeito lidera o cenário com 27,81 % das intenções de voto. Em segundo lugar surge o nome de Paulo Roberto, com 14,24% das intenções.
.
Pré-chapa governista abre vantagem sobre todos os possíveis cenários de composição de uma pré-chapa oposicionista unificada
Imagem: Prefeito João Luís, Vereador Evandro Abreu, ex-prefeito Paulo Roberto, empresário Joãozinho da Varjota e ex-prefeito Prof. Pila.
Nas perguntas estimuladas, em que as opções de escolha de nomes são mostradas aos entrevistados, a pré-chapa governista composta por João Luís e Evandro superou numericamente os possíveis cenários de composição de uma pré-chapa oposicionista unificada, seja composta por Paulo Roberto e Joãozinho da Varjota ou Paulo Roberto e Pila.
Num primeiro cenário de confronto entre João Luis + Evandro versus Paulo Roberto e Joãozinho da Varjota, a pré-chapa governista pontuou com 42,05% das intenções, enquanto a pré-chapa oposicionista marcou 34,44% dos votos. Os que disseram não sabe / não opina perfizeram 19,87% do total de entrevistados, enquanto que a opção Nenhum / Branco ou Nulo foi assinalada por 3,64%.
.
Num outro cenário de confronto direto, simulado entre a mesma pré-chapa governista João Luís + Evandro versus Paulo Roberto e Pila, temos números bastante semelhantes, com a situação perfazendo 43,38% e a oposição 34,44%. Os que disseram Não Sabe / Não Opina pontou 18,87%, enquanto os que optaram por Nenhum / Branco e Nulo chegaram a 3,31%.
.
Rejeição de João Luís é a menor no cenário estimulados
Apesar de estarem bastante próximas, a rejeição estimulada dos pré-candidatos a prefeito, obtida quando o entrevistador pergunta ao entrevistado sobre o nome que ele NÃO votaria de jeito nenhum nas próximas eleições, o nome de Paulo Roberto figura com rejeição ligeiramente maior que a de João Luís.
.
Alianças ainda tendem a acontecer e certamente muitos fatos ocorrerão até o registro das candidaturas. Contudo, apesar do cenário polarizado, para o grupo governista capitaneado pelo atual prefeito e composto por diversas outras lideranças, o fato de largar na dianteira, mesmo com as oposições unificadas, já reflete uma importante vantagem.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Prefeito Juvenal Silva mantém alta aprovação em Parnarama, com 74,4%, aponta pesquisa
-
Instituto Estimativa acerta vitória de Neuza Araújo em Miguel Leão
-
Instituto Estimativa: Dr. Segundo mantém liderança com 63,67 dos votos válidos em Várzea Grande
-
Instituto Estimativa: Betinha Brandão mantém liderança com 63,38% dos votos válidos em Pedro II
-
Instituto Estimativa: Chico do Sindicato lidera em Dirceu Arcoverde-PI com 55%