Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Gilbués - PI
Correspondente do município.

Fazendeiros no Piauí fazem 'vaquinha' para recuperar estradas e escoar a produção

Por Redação
| Diário do Povo

Fazendeiros do Sul do estado estão se juntando para recuperar estrada e assim poderem ecoar a produção. O processo tem sido organizado pela Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) que pretende realizar obras na PI-392, a rodovia Transcerrados, para garantir a trafegabilidade da estrada por onde escoam a produção de grãos.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Segundo os fazendeiros, com as chuvas, o trecho está intrafegável e os caminhões estão ficando parados ou tombam na estrada. A falta de estradas compromete a safra piauiense, que é o que tem segurado a economia do estado.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Parte da carga é perdida, o que é um prejuízo para os produtores. E também gera prejuízo para o caminhoneiro, que geralmente tem o caminhão danificado.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

"Como é um trecho muito grande é praticamente impossível ter uma estrada de qualidade para fazer o escoamento da produção", falou o produtor MIkail Leginski.

"Infelizmente o poder público, apesar da grande arrecadação de impostos, não tem nos dado muito apoio. Precisamos investir em algum equipamento, trabalhar muito com os vizinhos e manter um bom relacionamento para manter uma estrada minimamente transitável para receber insumos e escoar a safra", disse o produtor Egon Milla, um dos responsáveis pela mobilização.

O produtor disse ainda que os fazendeiros estão bancando o custo de máquinas e trabalhadores para melhorar o tráfego da rodovia. Segundo a Aprosoja, um terço da produção de grãos da região passa pela Transcerrado e o prejuízo é incalculável também para produtores da região.

Segundo os fazendeiros, o escoamento da produção está comprometido em vários pontos. E isso aumentou o custo de transporte e também o custo de produção, por conta do frete dos insumos. Em alguns trechos nem os tratores para rebocarem os caminhões estão resolvendo o problema. Os agricultores já calculam um prejuízo de até 30%, de tudo que já foi colhido no período.

Fonte: Diário do Povo

Comente