
Floriano finaliza segunda etapa de vacinação contra o Sarampo

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo foi finalizada no último sábado, 30. Segundo o Ministério da Saúde, o foco desta vez foram os adultos jovens entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Floriano finalizou a campanha de atualização vacinal com mais de 420 doses aplicadas. O número é menor em relação a campanhas de metas, onde um público alvo é obrigado a se imunizar. A Coordenadora de Imunização de Floriano, Pollyane Pires, destacou que a procura superou a expectativa. “Nós estamos felizes com o resultado. A procura foi boa e isso significa que as pessoas estão cientes em manter sua carteira de vacinação atualizada”, disse.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A coordenadora lembrou ainda que muitas pessoas voltaram pra casa sem tomar vacina, pois suas doses já estavam em dia. “Não precisa se preocupar. Se você está com sua carteira de vacinação completa, com todas as doses então significa que você foi imunizado no tempo certo. O que estamos fazendo aqui é apenas atualizando quem ainda não tinha tomado sua vacina”, disse.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Pelo levantamento realizado, a previsão é de que no Brasil 9 milhões de adultos jovens ainda não estariam vacinados contra a doença ou com o esquema vacinal incompleto. "A realização dessa etapa da campanha visa interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo em jovens desta faixa etária que não tomaram as duas doses da vacina", lembra Pollyane Pires. As Unidades Básicas de Saúde de Floriano permanecem com vacinas.
Para atender a demanda, o Ministério da Saúde enviou 5,2 milhões de doses extras da vacina tríplice viral aos estados em outubro. Ao todo foram 11,3 milhões de doses extras. É importante destacar que o surto de sarampo ainda se encontra em atividade no país. A maioria dos casos (90,5%) estão concentrados em 176 municípios (27%) do estado de São Paulo.
No Piauí já são 8 casos confirmados, sete foram importados de outros estados e o oitavo ainda está sendo investigado.
O que é sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Os principais sintomas do sarampo são:
febre acompanhada de tosse;
irritação nos olhos;
nariz escorrendo ou entupido;
mal-estar intenso;
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Floriano recebe a 1ª edição do Festival Floriano Vida em outubro
-
Revitalização do Cais de Floriano entra na fase final e promete transformar cartão-postal da cidade
-
Município de Floriano não cumpre compromisso de encerrar lixão gerando impacto ambiental
-
Prefeitura de Floriano nega que esteja organizando ‘arrastão da vitória’
-
Vereador de Floriano acusa filho do prefeito de ameaças de morte e registra BO