
Autodidata de Amarante ganha vida com desenhos

Alexandre Carlos, entrevistou o Amarantino Francisco Nunes, que vem sendo conhecido como desenhista pelo o seu trabalho.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Desenho a lápis – Um lápis, uma tela e o poder da criatividade vêm transformando a vida profissional de Francisco Nunes (o Chapada), desde os 28 anos de idade.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Trata-se de um artista do município de Amarante que aos 31 anos vive nutrido do sonho de ser reconhecido nacionalmente, ganhando a vida com o dom de produzir desenhos em quadros.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Francisco Nunes passa horas todos os dias deslizando o lápis sobre uma superfície plana, dando formas em 3 dimensões a rostos humanos, a partir de fotos.
Com uma profissão que começou a lhe dar retorno financeiro a partir de 2013, Francisco disse a Alexandre que o seu talento foi descoberto aos 8 anos.
“A minha habilidade eu descobri desenhando mapas na escola. Eu fazia muito bem o Mapa Mundi e outros mapas sem cobrar nada dos meus colegas”, disse Chapada, ao confirmar que não fez ainda nenhum curso de aperfeiçoamento de desenho.
“Os professores gostavam dos meus desenhos e iam mostrando para outros professores”, reforça.
Atualmente, Francisco se mostra feliz com a habilidade, mas confessa que para a sua realização profissional ainda falta conseguir um curso para aprimorar os conhecimentos e também um ateliê de desenhos.
“O meu desejo é fazer um curso, ter um ateliê de desenhos e poder ensinar a muitos jovens de Amarante o que eu sei fazer”, disse ele.
O artista, que aos oito anos já desenhava por diversão, passou de 2009 a 2012 sem produzir nenhum quadro, levado talvez pela falta de incentivos ou por não acreditar no trabalho como profissão.
Chapada começou a receber pelas artes que produzia, a partir de 2013 chegando certos quadros a custar R$ 200,00.
Francisco Nunes, que já produziu profissionalmente mais de 300 quadros, sendo o do poeta amarantino – Da Costa e Silva, a sua maior relíquia, acredita que pode desenhar até 20 quadros por semana.
As telas feitas por ele, geralmente são entregues ao cliente em molduras adquiridas em Teresina.
A divulgação das suas obras é feita geralmente por Alexandre Carlos nas redes sociais e WhatsApp. “Para quem não tem Facebook ou WhatsApp, eu pego o quadro e uma moto e saio apresentando a minha obra às pessoas da cidade, perguntando a elas o que acham e com quem se parece a pessoa do quadro”, encerra.
O artista de Amarante, depois de desenhar crianças, idosos, pessoas famosas( como o do apresentador Geraldo Luis, da rede record), estudantes, profissionais de todos os gêneros( Como o do Empresario Jeremias Eventos ), pensa também em produzir arte em paredes. A aquisição de equipamentos para trabalhar com grafites é outro passo que, segundo ele, é importante para a sua profissão.
Atualmente, Francisco Nunes é casado, tem uma filha, e mora com os pais na rua 13 de junho, próximo ao Polivalente de Ensino Médio.
Pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular, intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.
Edição: Alexandre Carlos.
Fonte: Alexandre Carlos
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Amarante se prepara para grande louvor com Anderson Freire na Marcha Para Jesus
-
Programa Piauí Mais Genética oferece inseminação artificial gratuita em Amarante
-
Domingo de futebol: Amarante x Angical promete emoção no Estádio Poeirão
-
Ruas de Amarante serão bloqueadas para desfile em comemoração à Independência; confira
-
Amarante se prepara para o Desfile Cívico de 7 de Setembro 2025