
APPM e AMPAR recebe presidente do FNDE e cobra investimentos nos municípios

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), professor Carlos Alberto Decotelli, esteve na manhã de hoje (10) cumprindo agenda no Piauí, e participou de reunião com representantes da Diretoria da APPM, na sede da entidade.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Decotelli foi recebido pelo presidente da instituição, Jonas Moura; o presidente da AMPAR, Diego Teixeira; e a presidente da UNDIME-PI, Cleidimar Tavares. Na ocasião, conheceu a sede da APPM e parabenizou o presidente da casa pela estrutura oferecida aos municípios piauienses.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O presidente veio anunciar um novo formato de funcionamento do FNDE, onde o órgão não será somente um mero repassador de recursos para os municípios, mas investirá na montagem e no aprimoramento de novas estratégias.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“A educação do Brasil é um desafio para qualificar profissionalmente a vida dos brasileiros em relação à sua cidadania integral. Nesse aspecto, a determinação do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Educação Abraham Weintraub é que o FNDE priorize a gestão, gestão de não mais apenas fazer a imposição dos trabalhos a partir de Brasília, mas sim um FNDE mais Brasil”, destaca Decotelli.
Ainda segundo o presidente do FNDE, os financiamentos de escolas, transporte escolar e merenda, entre outros temas, serão deliberados com base nas necessidades específicas de cada município.
“Nós agora queremos conversar, queremos a autocrítica do que estamos aplicando e queremos também aprender novas técnicas. Hoje Teresina é referência nacional, é orgulho nacional pelo que evoluiu na área educacional. A estrutura da forma pela qual o prefeito Firmino vem conduzindo a educação é modelo para todo o país”, revela.
O presidente da APPM, Jonas Moura, esteve à frente da reunião e falou da importância do FNDE ouvir os gestores no tocante às demandas da área da educação.
“Hoje recebemos a visita do presidente do FNDE, onde tivemos a oportunidade de ouví-lo sobre a nova formatação por que está passando o órgão e a nova política estabelecida através do menos Brasília e mais Brasil. O FNDE está com a proposta de ouvir todos os prefeitos e descentralizar suas ações. Essa é uma ação inédita aqui no Piauí, articulada pela APPM, e entre os dias 25 e 26 de junho estaremos recebendo o corpo técnico da instituição. Pedimos a todos os prefeitos e secretários de educação que venham para o encontro tirar suas dúvidas e a fim de juntos melhorarmos a gestão na área da educação. Também cobramos de uma forma muito forte a questão das obras paradas, dos mobiliários, os ônibus escolares e principalmente sobre os livros didáticos, que até o momento não chegaram a todas as escolas. O presidente foi muito solícito às nossas reivindicações e garantiu nos dar uma resposta rápida”, enfatiza Jonas Moura.
Ainda no encontro, Carlos Decotelli anunciou a reunião que o órgão estará promovendo com os gestores municipais do estado.
“Queremos ter a cooperação de todas as 224 prefeituras do Piauí, para que nos dias 25 e 26 de junho venham até Teresina, onde conversaremos sobre a melhor forma do FNDE interagir com seus programas para ajudar e atuar na melhoria da educação de todo o estado do Piauí. Queremos contar com a presença dos secretários de educação e prefeitos como convidados. Peço aos professores que vierem para o encontro que ouçam os pais, que tragam demandas objetivas para podermos aproveitar ao máximo o tempo que estivermos juntos. O FNDE estará dividido em onze oficinas de trabalho e trará vinte e sete profissionais que estarão aqui para estudar e capturar, de maneira conjunta, o que é mais adequado para a educação do Piauí”, pontua o gestor.
Também participaram do encontro o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, os prefeitos dos municípios de Batalha, São Raimundo Nonato, Amarante, José de Freitas, Oeiras, Valença do Piauí e Murici dos Portelas, a presidente da UNDIME-PI, Cleidimar Tavares e técnicos municipais.
"Estive em reunião na APPM nesta segunda-feira com o presidente do FNDE, professor Carlos Alberto Decotelli, representando a AMPAR. Tratamos do novo formato de funcionamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Aproveitamos para buscar mais investimentos para Amarante. Na ocasião, fomos informados que os gestores municipais do nosso Estado terão um encontro onde será requerida a cooperação das prefeituras acerca da melhor forma de atuação do FNDE com os municípios piauienses." disse o Presidente da AMPAR e prefeito de Amarante Diego Teixeira.
Fonte: APPM/AMPAR
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Amarante se prepara para grande louvor com Anderson Freire na Marcha Para Jesus
-
Programa Piauí Mais Genética oferece inseminação artificial gratuita em Amarante
-
Domingo de futebol: Amarante x Angical promete emoção no Estádio Poeirão
-
Ruas de Amarante serão bloqueadas para desfile em comemoração à Independência; confira
-
Amarante se prepara para o Desfile Cívico de 7 de Setembro 2025