Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Floriano - PI
Seja um correspondente.

Cultura apoia a realização do projeto Balada Literária em Floriano

Por Redação
Foto: Secom
Foto: Secom |

Em homenagem à grande personalidade da Educação e do campo das Ciências Humanas, Paulo Freire e à Élio Ferreira, grande literário e professor florianense, que traz em suas poesias a literatura afro-brasileira e a crítica política e social; foi realizada nesta quarta-feira (10) a 3ª edição da Balada Literária no Piauí e 14ª edição nacional. "Nosso objetivo é celebrar a literatura sem frescura. Chega de solenidade, de discurso. A literatura precisa de vida. A Balada tira a literatura das estantes, dos ambientes fechados e põe na rua, nos cafés, ao lado do leitor de maneira totalmente gratuita", disse Marcelino Freire, professor, escritor e coordenador da Balada Literária.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A noite cultural contou com a mesa redonda “A leitura do mundo precede a leitura das palavras” ministrada por mestres e doutores de diversas áreas da educação, como as Ciências Sociais, Psicologia, Pedagogia e História de Floriano na Universidade Estadual de Floriano - Campus Dra. Josefina Demes, para uma plateia de professores e acadêmicos do município. Além de debates, exposição de livros e rodas de conversa sobre obras de escritores regionais. As atividades finalizaram com um show musical, com Matheus Lima e performance poética, de Élio Ferreira e poetas locais no Centro Cultural Maria Bonita.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A Secretaria de Cultura de Floriano forneceu o apoio logístico do evento, que foi realizado na UESPI em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado e com a Secretaria de Educação de Floriano. "Abraçar a balada literária é importante para o município por fomentar o conhecimento e apropriação da obra dos artistas locais regionais e nacionais. Era um desejo e necessidade da população que a Secretaria por meio desta parceria pode concretizar e dar fomento à cultura em forma de literatura em Floriano.", afirmou Elineuza Ramos. O circuito literário que envolve escritores nacionais e regionais, já percorreu as cidades de Oeiras, Floriano, Picos, Parnaíba e segue para Teresina, Salvador e São Paulo.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Comente