Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Floriano - PI
Seja um correspondente.

Campanha de vacinação contra a gripe inicia em Floriano

Por Redação
Campanha de vacinação contra a gripe
Campanha de vacinação contra a gripe |

Começou nesta quarta-feira (10) a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza A/H1N1) em Floriano. Toda rede municipal de saúde estará recebendo os grupos prioritários até 31 de maio, data de encerramento da campanha. O dia “D” de mobilização acontecerá no dia 04 de maio.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Entre os dias 10 e 18 de abril serão vacinadas as crianças de 6 meses a 5 anos de idade e as gestantes. Para os demais grupos prioritários a vacinação ocorrerá a partir de 22 de abril, entre eles estão: puéperas até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, professores, adolescentes sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, comorbidades e funcionários do sistema prisional e idosos.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Em 2018, a Secretaria Municipal de Saúde ultrapassou a meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde, imunizando 90,22% dos grupos prioritários. A vacinação se trata de uma das medidas mais efetivas para prevenção da influenza grave e de suas complicações. As doses utilizadas nas campanhas são trivalentes, seguras e sua composição é determinada pela Organização Mundial de Saúde.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

No entanto, indivíduos que integram os grupos prioritários devem observar alguns condições antes de tomar a vacina, pessoas com alergia grave comprovada a ovo de galinha e seus derivados, por exemplo, possuem contraindicação para a vacina. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e leve o seu cartão de vacinação.

PREVENÇÃO

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Comente