
Educação realiza homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Floriano por meio da Secretaria de Educação (SEMED) e da Coordenação de Atendimento Educacional Especializado – AEE organizou um ato de comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down na sede da SEMED. O objetivo foi evidenciar as conquistas desse grupo de pessoas e enfatizar a necessidade de exercer os direitos da pessoa com Síndrome de Down. O momento de pausa dos trabalhos oportunizou um diálogo aberto com toda a equipe da Educação, afim de sensibilizar os profissionais quanto à assistência e acolhimento que devem ser feitos no atendimento às famílias das crianças com necessidades especiais pela SEMED; além de mensagens, de respeito e amor à causa, pregadas e espalhadas na sede.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O “21 de março” foi estrategicamente escolhido e referenciado pela ONU porque a Síndrome de Down ocorre devido à uma alteração genética no cromossomo “21” durante a divisão celular, que deve ser formado por um par, mas nos portadores apresenta “3” exemplares (trissomia). A data tem por finalidade promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down, sensibilizando a população sobre a inclusão e redução do preconceito.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Cerca de 500 alunos são portadores de necessidades especiais em Floriano, sendo 100 providos de algum déficit intelectual, além da Síndrome de Down. A SEMED possui serviços de atendimento voltado às crianças com necessidades especiais na rede municipal de ensino; desde psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia a outros serviços.
Nas escolas, são destinados cuidadores, para cada criança, que realizam a assistência em sala de aula. Cerca de 32 cuidadores estão trabalhando atualmente, mas há um déficit de 40 cuidadores. “Estamos elaborando um novo processo seletivo. A expectativa é de que sejam alocados mais profissionais até o início de abril para atender a demanda de crianças com não só Síndrome de Down, mas também outras necessidades especiais”, relatou Joab, secretário de Educação.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Nós enquanto profissionais, devemos ter uma empatia ao receber essas famílias aqui na SEMED desde o momento da matrícula até à orientação. Devemos mostrar que as pessoas com Down quando bem assistidas, mesmo dentro das suas limitações podem desenvolver habilidades para vida profissional e social” - Lara Siqueira, membro da Coordenação de AEE.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Floriano recebe a 1ª edição do Festival Floriano Vida em outubro
-
Revitalização do Cais de Floriano entra na fase final e promete transformar cartão-postal da cidade
-
Município de Floriano não cumpre compromisso de encerrar lixão gerando impacto ambiental
-
Prefeitura de Floriano nega que esteja organizando ‘arrastão da vitória’
-
Vereador de Floriano acusa filho do prefeito de ameaças de morte e registra BO