Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Repórter R10
Tudo sobre notícias policiais do Piauí, Brasil e do mundo.

Operação da PF combate crimes de exploração sexual infantojuvenil em Picos

Por Redação
Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF |

Nesta terça-feira (9), a Polícia Federal deflagrou mais uma etapa da Operação Carcará, com foco no enfrentamento de crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes cometidos por meio da internet. A ação ocorreu no município de Picos, no Piauí.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Durante a operação, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão com o objetivo de identificar e interromper atividades ilícitas relacionadas à produção, venda, armazenamento e divulgação de conteúdos que envolvam violência sexual contra menores de idade.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O principal alvo da investigação poderá responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como posse e compartilhamento de material que contenha cenas de abuso sexual infantojuvenil.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Embora o termo "pornografia infantil" ainda esteja presente na legislação brasileira — especificamente no artigo 241-E da Lei nº 8.069/1990 — especialistas e organismos internacionais recomendam o uso de expressões como "abuso sexual" ou "violência sexual contra crianças e adolescentes", por transmitirem de forma mais precisa a gravidade e o caráter criminoso desses atos.

Atenção redobrada: orientação e diálogo são fundamentais para a prevenção

A Polícia Federal reforça a importância da atuação ativa de pais e responsáveis na proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual. Orientar sobre os riscos da internet, acompanhar o uso de redes sociais, jogos e aplicativos, e manter um diálogo aberto são medidas fundamentais para prevenir situações de abuso.

Mudanças bruscas de comportamento, como isolamento repentino ou sigilo excessivo em relação ao uso de celulares e computadores, podem ser sinais de alerta. É essencial que os jovens saibam como agir diante de abordagens suspeitas e sintam-se seguros para buscar ajuda de adultos de confiança.

A prevenção segue sendo a forma mais eficaz de garantir a integridade física e emocional de crianças e adolescentes. E, para que esse trabalho seja efetivo, a informação e a conscientização da sociedade são indispensáveis.

Canais de denúncia

Qualquer pessoa pode colaborar com o combate a esses crimes. Denúncias podem ser feitas, de forma anônima, por meio da plataforma Comunica PF, disponível no site da Polícia Federal:
https://www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes

Também é possível acionar diretamente os canais das autoridades locais.

Comente