
Unidades Básicas de Saúde realizaram mais de 660 mil atendimentos em 2025
Dados divulgados nesta quarta-feira (3) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) revelam um aumento no número de atendimentos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foram registrados 661.191 atendimentos entre janeiro e julho de 2025, superando os 603.535 realizados no mesmo período do ano anterior. Esse avanço é resultado da reorganização dos processos de trabalho e das melhorias nas ambiências das unidades.
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O crescimento foi gradual ao longo dos meses, com destaque para julho, que concentrou o maior volume de atendimentos: 104.760. Nos meses anteriores, os números foram: janeiro (82.345), fevereiro (88.210), março (91.678), abril (94.320), maio (96.543) e junho (103.335).
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A diretora da Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, atribui os resultados à adoção de medidas estratégicas como capacitação dos profissionais, início da regularização do abastecimento de insumos, recuperação de equipamentos, e intensificação do acolhimento. “Ampliamos também os registros no SAME e fortalecemos a busca ativa dos pacientes faltosos com apoio dos agentes comunitários de saúde”, afirmou.
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A gestora explicou que, no início do ano, um diagnóstico apontou caos na rede pública de saúde. Foram identificados problemas estruturais e organizacionais, como salas interditadas, equipamentos danificados, falta de limpeza, além de ausência de serviços básicos como capina e dedetização. “Em resposta, a gestão elaborou um plano de ação que está sendo desenvolvido com foco nas demandas mais urgentes”, disse.
Entre as ações já executadas estão a reabertura de 11 salas de vacina e 28 consultórios odontológicos, além da reativação de 10 farmácias. Unidades como UBS Saci, São Pedro, Nova Teresina, Santa Clara e Flamboyant passaram por reparos estruturais. Também foram implantadas rotinas de limpeza terminal, capina regular, dedetização periódica, redistribuição de profissionais e manutenção de equipamentos como bebedouros e ares-condicionados. A instalação de painéis eletrônicos para organização do fluxo de atendimento também está em andamento.
Fonte: PMT
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