
Theatro 4 de Setembro celebra 131 anos com programação diversificada e homenagem a Lena Rios
O Theatro 4 de Setembro está em clima de festa para comemorar seus 131 anos de história, oferecendo uma programação cultural imperdível até o dia 6 de setembro. Entre as atrações do evento, um destaque especial será dado à música autoral e à arte visual, com ênfase no 1º Festival de Música Autoral Inédita Lena Rios, que acontecerá nesta segunda-feira (1º), às 19h, no Espaço Cultural Osório Jr. / BCD. O festival é uma homenagem à jornalista, radialista e cantora Lena Rios, uma das vozes mais marcantes da cultura piauiense e brasileira.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A programação de hoje no Theatro 4 de Setembro inclui atividades para todos os gostos e faixas etárias. Pela manhã, o Auditório Chico Pereira recebe o lançamento da Exposição Permanente “Hemeroteca Dramática” e uma leitura encenada de “O Pescador e o Rio”, de Gomes Campos, apresentada por ex-alunas da Escola de Teatro “Gomes Campos”, com direção de Clodomir Júnior, em homenagem ao centenário de Gomes Campos.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
À tarde, o evento segue com o 3º Festival de Dança Fundação Francisca Trindade (III FUNDATRIN), às 16h, e a I Mostra de Cinema Trans do Piauí, que será exibida a partir das 17h, no Cine Teatro Torquato Neto. No mesmo horário, a Feirinha da Terra, organizada por Ateneia Rodrigues, estará disponível no Parque Jardim do Theatro 4 de Setembro, oferecendo aos visitantes um ambiente cultural e comercial.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
”O Theatro 4 de Setembro sempre acolheu nossa iniciativa de promover o empreendedorismo vegano na nossa cidade. Não é a primeira vez que estamos aqui. Só esta semana o Theatro esta fazendo aniversário e nós estamos nascendo com o nome Feirinha da Terra, nossos produtos são livre de origem animal, também tem uma pegada de sustentabilidade muito forte”, destacou Ateneia Rodrigues.
À noite, a programação segue com a Exposição Coletivo 086 Período, com obras de arte visual e fotografia, aberta ao público até o dia 7 de setembro. A grande atração da noite será o 1º Festival de Música Autoral Inédita Lena Rios, que celebra a memória e o legado de uma das maiores representantes da música e da cultura do Piauí.
”É uma imensa felicidade, foi um trabalho feito com muito afinco em curto tempo, mas ficou muito bom, as músicas são muito boas”, afirmou Gislene Daniele, diretora da escola de música Possidônio Queiroz.
Lena Rios: uma homenagem à cultura piauiense
Lena Rios, falecida em julho de 2025 aos 76 anos, foi uma das maiores vozes da cultura piauiense. Nascida Maria do Socorro Barradas em 16 de agosto de 1949, Lena cresceu em um ambiente musical, filha do sanfoneiro Raimundo Barradas e da violinista Helena Siqueira Barradas. Com a música e a poesia como base de sua formação, Lena se destacou no cenário cultural como radialista, jornalista e cantora, tornando-se uma referência de coragem, talento e pioneirismo.
Ao longo de sua carreira, Lena Rios foi reconhecida como uma das figuras mais importantes da cultura piauiense, com uma trajetória marcada pela luta em prol da arte local e pelo fomento à música autoral. Sua contribuição à música e à comunicação deixou um legado que será eternamente lembrado por todos os que tiveram a honra de conhecê-la e acompanhar seu trabalho.
O vencedor do 1º Festival de Música Autoral Lena Rios abrirá o tradicional Seis & Meia do Theatro 4 de Setembro no mês de outubro, dando continuidade ao reconhecimento e à valorização da música piauiense. A programação especial que homenageia Lena Rios reflete o impacto duradouro de sua obra na arte e na cultura do Piauí.
Saiba mais sobre a trajetória de Lena Rios aqui.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD