Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
R10 Piauí
Notícias sobre o Piauí

Justiça suspende curso de inserção de implante contraceptivo para enfermeiros em Teresina

Por Redação
Coren-PI contesta decisão que impede enfermeiros de inserir implantes contraceptivos
Coren-PI contesta decisão que impede enfermeiros de inserir implantes contraceptivos | Divulgação

A Justiça Federal no Piauí determinou a suspensão de um curso prático sobre inserção do implante contraceptivo Implanon®, que seria realizado nos dias 29 e 30 de agosto, em Teresina. A decisão, expedida pelo Juízo da 2ª Vara Federal Cível, atendeu a pedido do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI).

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Na ação civil pública, o CRM-PI argumentou que o curso previa a inserção do implante subdérmico em mulheres por enfermeiros e estudantes de enfermagem, o que representaria risco à saúde da população por se tratar de procedimento invasivo sem respaldo técnico e legal.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Ao conceder a liminar, o magistrado destacou que a Lei do Ato Médico (Lei nº 12.842/2013) estabelece que apenas médicos podem realizar diagnósticos, tratamentos de doenças e procedimentos invasivos. Citou ainda posicionamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que reconhecem a inserção e retirada do Implanon® como atos exclusivos do médico.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O presidente do CRM-PI, Dr. João Moura Fé, ressaltou que a decisão reforça a necessidade de coibir o exercício ilegal da Medicina e proteger a população de práticas que possam colocar em risco a segurança e a saúde. Ele destacou que o Conselho continuará vigilante para impedir que procedimentos privativos da categoria sejam realizados por profissionais não médicos.

 

Comente