
Piauí é 1º lugar no país em vacinação de gestantes, crianças e idosos contra influenza

O Piauí alcançou a primeira colocação nacional na cobertura vacinal contra a influenza entre os grupos prioritários — gestantes, crianças e idosos — atingindo 57,91% de imunização. O resultado, divulgado pelo Ministério da Saúde, coloca o Piauí à frente do Espírito Santo (55,39%) e do Paraná (54,08%), consolidando sua posição de destaque na campanha deste ano.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“O Ministério da Saúde reconheceu que o Piauí tirou o primeiro lugar em cobertura vacinal contra a influenza nesse ano de 2025. Então, mais uma vez, os profissionais de saúde do Piauí, a rede integrada de saúde, que envolve Ministério, Secretaria Estadual, secretarias municipais e todos os profissionais, desde o agente comunitário de saúde, aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, todo mundo envolvido nesse processo de vacinação, estão de parabéns. A vacina é a maneira mais eficiente de garantir saúde pro povo”, comemora o governador Rafael Fonteles.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
De acordo com a Coordenação de Imunização da Sesapi, até o momento já foram aplicadas 303.035 doses em idosos, 146.742 em crianças e 12.172 em gestantes. Os números consideram 1ª dose, 2ª dose, dose única e reforços, resultado do trabalho das equipes de saúde nos municípios e da mobilização comunitária em torno da prevenção.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“No ano passado, o Piauí já foi o estado que teve a maior cobertura vacinal e, agora, em 2025, o Ministério da Saúde ranqueou os estados e o Piauí ficou de novo em primeiro lugar na vacinação contra a influenza. O Estado age de forma integrada com os municípios que estão executando a política de vacinação e isso faz com que os piauienses consigam acreditar na vacina, na ciência e consigam se prevenir de doenças”, avalia Antonio Luiz, secretário de Saúde.
A coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, destacou que, apesar do desempenho positivo, ainda há desafios a superar. “Os resultados mostram que estamos no caminho certo, mas o esforço precisa ser contínuo. Nossa meta é alcançar 90% de cobertura vacinal e, para isso, é fundamental manter as campanhas de incentivo e a participação ativa da população”, afirmou.
O governador Rafael Fonteles comemorou também o Prêmio Excelência em Competitividade no ranking de boas práticas do CLP (Centro de Liderança Pública), recebido ontem (27), pelo secretário Antonio Luiz, representando o governador, em Brasília. O projeto em destaque foi o Piauí Saúde Digital, que ficou em primeiro na premiação nacional.
“Essa política pública, que está chegando próximo a um milhão de procedimentos daqui a cerca de quarenta dias, é que tem revolucionado a saúde pública, o SUS do Piauí, levando médicos especialistas mais próximos de cada cidadão, reduzindo o tempo de espera e melhorando a qualidade de vida do nosso povo. Então, esse é um grande reconhecimento de uma política pública tão importante na área da saúde, que nós temos desenvolvido muito bem aqui no Piauí com toda a equipe do secretário Antônio Luiz”, disse o governador.
Fonte: Governo do Estado
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD