Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
R10 Piauí
Notícias sobre o Piauí

Projeto prevê ações educativas nas escolas do Piauí para uso seguro da internet por crianças

Por Redação
Projeto prevê ações educativas nas escolas do Piauí
Projeto prevê ações educativas nas escolas do Piauí | iStock

A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), realizada nessa quarta-feira (27), foi marcada pela apresentação de diversos projetos com foco na proteção e no bem-estar de crianças e adolescentes, especialmente diante dos riscos associados à internet e à inclusão no ambiente escolar.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Um dos destaques foi o projeto apresentado pela deputada Gracinha Mão Santa (PP), que propõe a criação de um programa educacional voltado à conscientização de estudantes sobre os riscos do uso excessivo e da exposição indevida à internet. A parlamentar sugere que a iniciativa seja executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com ações permanentes nas escolas da rede pública.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

“É preciso dialogar com as crianças e adolescentes sobre os perigos do ambiente virtual. A prevenção começa com a educação”, destacou Gracinha durante a sessão.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O projeto agora segue para análise nas comissões técnicas da Casa.

A pauta reforça um movimento crescente na Alepi em torno da proteção da infância no meio digital. Na semana passada, a deputada Vanessa Tapety (MDB) também apresentou proposta que estabelece medidas de prevenção à adultização e sexualização de crianças e adolescentes nas redes sociais e demais espaços virtuais.

Durante a mesma sessão, foi lido ainda o projeto do deputado Tiago Vasconcelos (MDB), que trata da inclusão de garantias específicas às crianças com deficiência e/ou transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente escolar, buscando assegurar condições adequadas de aprendizagem e convivência.

Além das pautas educacionais e de proteção à infância, o deputado Aldo Gil (PP) apresentou dois projetos de concessão do Título de Cidadania Piauiense aos cidadãos Paulo Vieira e Kelly Gonçalves, em reconhecimento a suas contribuições ao estado.

As propostas agora seguem os trâmites legislativos e serão apreciadas nas comissões permanentes antes de irem a votação em plenário.

Comente