
Durante seminário sobre resíduos sólidos, prefeito Rafael Brito reforça defesa pelo fim dos lixões

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) realizou nesta quinta-feira (21), em São Luís, o seminário “Gestão de Resíduos Sólidos: Encerramento de Lixões”, reunindo autoridades nacionais para debater soluções para o saneamento básico no Maranhão.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O prefeito de Timon participou do encontro representando a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM). Engenheiro civil e profundo conhecedor do tema, Rafael já havia se destacado durante o mandato de deputado estadual ao criar a Frente Parlamentar pelo Fim dos Lixões. A iniciativa tinha como objetivo mobilizar a Assembleia Legislativa, prefeituras e sociedade civil em torno da implantação de aterros sanitários e alternativas sustentáveis para o descarte dos resíduos.
Como mediador do Painel “Estruturação do Sistema de Limpeza Pública Municipal”, Rafael Brito destacou a importância da união institucional para que o Maranhão avance na erradicação dos lixões: “Este é um tema muito importante, que conta com a participação de nós prefeitos para que somemos forças junto ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público e à Secretaria de Estado do Meio Ambiente pela erradicação dos lixões no Maranhão. Hoje foi um dia de grande aprendizado, de grandes debates, com temas relevantes. Tenho certeza de que, a partir deste seminário e das legislações emitidas pelo Tribunal, chegaremos a um caminho seguro pela erradicação dos lixões no Maranhão.”
À frente da Prefeitura de Timon desde janeiro de 2025, Rafael Brito tem tratado a questão do lixão do município como prioridade. Logo no início da gestão, decretou estado de emergência ambiental no espaço localizado no povoado Bom Jardim, transformando em prática a mesma bandeira que já defendia enquanto parlamentar.
O seminário do TCE ocorre em meio a números alarmantes: 75% dos municípios maranhenses ainda utilizam lixões a céu aberto, apenas 10% atuam de forma regionalizada e pouco mais de 33% possuem plano municipal de saneamento, segundo dados do próprio tribunal.
PUBLICIDADE:
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
18ª DRPC/Timon cumpre mandado e prende indivíduo condenado, no Residencial Cocais
-
Câmara de Timon aprova projetos e indicações que fortalecem melhorias para a cidade
-
Vídeo: Cliente expulso volta e mata segurança com 16 tiros e fere PM, na saída da balada
-
Prefeitura de Lima Campos lança concurso público com 351 vagas; veja como se inscrever
-
Câmara aprova aumento do auxílio-alimentação da Guarda Civil Municipal de Timon