Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Timon - MA
Saiba tudo o que acontece na região.

Durante seminário sobre resíduos sólidos, prefeito Rafael Brito reforça defesa pelo fim dos lixões

Por Redação
|

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) realizou nesta quinta-feira (21), em São Luís, o seminário “Gestão de Resíduos Sólidos: Encerramento de Lixões”, reunindo autoridades nacionais para debater soluções para o saneamento básico no Maranhão.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

 

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O prefeito de Timon participou do encontro representando a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM). Engenheiro civil e profundo conhecedor do tema, Rafael já havia se destacado durante o mandato de deputado estadual ao criar a Frente Parlamentar pelo Fim dos Lixões. A iniciativa tinha como objetivo mobilizar a Assembleia Legislativa, prefeituras e sociedade civil em torno da implantação de aterros sanitários e alternativas sustentáveis para o descarte dos resíduos.

 

Como mediador do Painel “Estruturação do Sistema de Limpeza Pública Municipal”, Rafael Brito destacou a importância da união institucional para que o Maranhão avance na erradicação dos lixões: “Este é um tema muito importante, que conta com a participação de nós prefeitos para que somemos forças junto ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público e à Secretaria de Estado do Meio Ambiente pela erradicação dos lixões no Maranhão. Hoje foi um dia de grande aprendizado, de grandes debates, com temas relevantes. Tenho certeza de que, a partir deste seminário e das legislações emitidas pelo Tribunal, chegaremos a um caminho seguro pela erradicação dos lixões no Maranhão.”

 

À frente da Prefeitura de Timon desde janeiro de 2025, Rafael Brito tem tratado a questão do lixão do município como prioridade. Logo no início da gestão, decretou estado de emergência ambiental no espaço localizado no povoado Bom Jardim, transformando em prática a mesma bandeira que já defendia enquanto parlamentar.

 

O seminário do TCE ocorre em meio a números alarmantes: 75% dos municípios maranhenses ainda utilizam lixões a céu aberto, apenas 10% atuam de forma regionalizada e pouco mais de 33% possuem plano municipal de saneamento, segundo dados do próprio tribunal.

 

PUBLICIDADE:

 

 

Tocador de vídeoA defesa de Suedna não foi localizada para comentar o caso. O espaço segue aberto. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.

 



Comente