Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Marcelo Barradas

Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.

Piauí perde força no Congresso com redistribuição de cadeiras, afirma Toninho

Por Redação
Portal R10
Portal R10 |

O pré-candidato a deputado estadual, Toninho de Caridade, comentou nessa terça-feira (19), a possível diminuição no número de representantes do Piauí tanto na Assembleia Legislativa (Alepi) quanto na Câmara dos Deputados. A mudança seria reflexo da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a redistribuição das cadeiras legislativas com base nos dados do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo IBGE.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Atualmente, o Piauí conta com 30 deputados estaduais e 10 deputados federais. Com a nova projeção, o estado poderá perder seis vagas na Alepi, passando a contar com 24 parlamentares, e duas cadeiras na bancada federal, reduzindo sua representação de 10 para 8 deputados.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Para Toninho, a medida trará prejuízos significativos ao estado. “É um impacto negativo para o Piauí, tendo em vista que a gente perde dois federais e seis estaduais. O estado perde representatividade no Congresso Nacional, e isso é ruim. Esperamos que haja diálogo para que essa perda possa ser revista, pois afeta não apenas a representatividade, mas também a destinação de recursos para o estado”, afirmou o pré-candidato.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A redistribuição de cadeiras no Legislativo é prevista na Constituição, mas sua aplicação prática vinha sendo adiada há anos. Com a decisão do STF, estados com crescimento populacional ganharão cadeiras, enquanto outros, como o Piauí, terão redução no número de parlamentares.

Comente