Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Marcolândia - PI
Seja um correspondente.

Marcolândia realiza manhã de conhecimento e valorização da mandiocultura na IV Mandio Fest

Por Redação
Foto: Ascom
Foto: Ascom | Ascom

A manhã desta sexta-feira (15) marcou a abertura técnica da IV Mandio Fest, realizada no Mercado Público de Marcolândia, reunindo agricultores, comerciantes, autoridades, parceiros e a população em um momento de aprendizado e fortalecimento da economia local.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O dia começou com o credenciamento e o tradicional Mandiocafé, um espaço de acolhimento e integração dos participantes. Em seguida, autoridades abriram oficialmente a programação e deram início a uma série de atividades voltadas para a mandiocultura, carro-chefe da produção e do comércio no município.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Os agricultores puderam participar de palestras e rodas de conversa com especialistas de renome, abordando desde práticas de cultivo agroecológico, com o Projeto Chapada, até a importância do manejo adequado do solo, apresentada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O Banco do Nordeste também esteve presente, apresentando oportunidades de crédito e apoio à cadeia produtiva, e produtores locais compartilharam experiências de sucesso no cultivo da mandioca, fortalecendo o vínculo entre conhecimento técnico e prática no campo.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O prefeito Dr. Corinto Matos agradeceu a presença de todos e destacou a relevância da mandiocultura para o município.

“Hoje é a abertura em si dessa festa tradicional no município. A mandiocultura é nosso carro-chefe, que fomenta a economia, gera emprego e renda aos pequenos agricultores e fortalece os comerciantes. Esses três dias serão de muito conhecimento, com palestras sobre melhoramento do solo e incentivo à mandiocultura, atraindo novos recursos e mais parceiros. Temos palestrantes de nível nacional e vamos transformar isso em uma realidade cada vez mais forte", disse.

O vice-prefeito Valmir de Juracy ressaltou a projeção que o evento traz para Marcolândia: "É um avanço para o município, pois somos produtores dos derivados da mandioca. É uma forma de sermos reconhecidos a nível estadual e até nacional como produtores e industrializadores. Nossa economia gira em torno da mandioca, e queremos melhorar a vida dos nossos agricultores".

O coordenador de Agricultura e Abastecimento, Erivan Ramos, falou sobre a participação dos produtores locais.

“Gratidão a Deus por esse momento, pois é o primeiro ano que estamos à frente da agricultura de Marcolândia. A Mandio Fest fomenta renda, incentiva investimentos e fortalece a agricultura. Hoje contamos com a presença de associações, do Sindicato Rural dos Trabalhadores e de agricultores que prestigiam esse momento. Agradeço ao prefeito e à gestão pelo apoio.”

A agricultora Vera de seu Cícero Mundinho agradeceu a oportunidade e falou sobre a produção dos produtos feitos a partir da mandioca.

“Para mim é um momento de muita alegria participar desse evento tão importante para nós da agricultura familiar. Trouxemos produtos como filhós, rosca, pão de queijo, ovos caipira, goma, puba, sequilhos e pão de ló para mostrar a diversidade que a mandioca proporciona", finalizou.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Mauricélia Caldas, reforçou a importância da festa.

"É uma satisfação estar aqui. A mandioca é o recurso de Marcolândia, e estamos comemorando a IV Mandio Fest. Agradeço a todos os parceiros que estão aqui, trazendo conhecimento para os nossos pequenos agricultores.”

Durante toda a programação, foi possível conhecer e degustar produtos da agricultura familiar, todos frutos do trabalho de famílias agricultoras que têm na mandioca sua principal fonte de renda.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Marcolândia, por meio das Secretarias de Agricultura e de Cultura e Turismo, com apoio do Governo do Piauí, Sala do Empreendedor, Sebrae, Banco do Nordeste, Projeto Chapada, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) e Banco de Desenvolvimento do Estado do Piauí S/A, (BADESPI). Em especial, a Secretaria de Administração e Finanças liderada pelo secretário Paulão e a Sala do Empreendedor coordenada pela Silvana Jane, se destacou pela organização e suporte aos produtores, incentivando o empreendedorismo rural e ajudando a fortalecer os negócios locais.

Além da programação técnica, aconteceu a entrega de um trator novo para Tiago de Francisco de Zé Claro, pelo programa AgroAmigo, e de um caminhãozinho para Seu João, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar local.

A programação segue até domingo (17) com eventos esportivos, concursos culturais, shows e a tradicional cavalgada, reafirmando a importância da mandioca não apenas como produto agrícola, mas como símbolo da cultura e da força econômica de Marcolândia.

Fonte: Ascom

Comente