
Teresina conquista prêmio nacional por avanço na redução de perdas de água

A capital piauiense foi destaque na 9ª edição do prêmio “Casos de Sucesso”, promovido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (CEISA-FGV). Teresina recebeu o reconhecimento nacional na categoria “Destaques na Evolução do Indicador de Perdas na Distribuição do Ranking do Saneamento 2025”, pela expressiva redução nas perdas de água, fruto de investimentos contínuos e ações estratégicas da Águas de Teresina, responsável pela concessão desde 2017.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Com índice de perdas de 24,20%, o segundo menor entre os 100 maiores municípios do país e bem abaixo da média nacional de 40,3%, Teresina também se consolidou como a capital nordestina que mais investe em saneamento básico. Em 2023, o investimento per capita foi de R$ 178,99, consolidando uma média de R$ 155,75, um aumento de 80,47% em relação ao ano anterior, superando amplamente a média brasileira.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O prêmio considera a evolução entre os Rankings do Saneamento 2024 e 2025 (ano-base 2022 e 2023) e reconhece municípios que apresentaram avanços significativos na infraestrutura de saneamento básico. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 13 de agosto, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Para Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina, o prêmio é um reflexo do compromisso e do investimento contínuo da empresa em tecnologia e inovação para otimizar os serviços.
“Este reconhecimento nos enche de orgulho e confirma que estamos no caminho certo rumo à universalização do saneamento. A redução das perdas de água é uma prioridade, e o avanço que alcançamos é resultado direto de um trabalho integrado, que utiliza tecnologias de ponta como monitoramento via satélite e geofones para detecção de vazamentos. Além disso, o fato de Teresina ser a capital nordestina que mais investe por habitante em saneamento reforça nosso compromisso inabalável com a qualidade de vida e o futuro da cidade”, disse.
Desde o início da concessão, a Águas de Teresina reduziu o índice de perdas de 68% para 24,2%. Além disso, o tratamento de esgoto saltou de 19%(2017) para 59%(2024) em um período de menos de 10 anos, e o índice de atendimento de água tratada, de 80% para 100%(na área urbana). “Esses números mostram que investir em saneamento é investir em saúde, meio ambiente, desenvolvimento social e na qualidade de vida dos teresinenses,” acrescenta Carolina.
Luana Pretto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, ressalta a importância de reconhecer avanços nos serviços básicos. “Observar progressos no saneamento brasileiro é gratificante, porque o básico representa o primeiro passo para o desenvolvimento socioeconômico do país. O prêmio ‘Casos de Sucesso’ constitui uma oportunidade valiosa para impulsionar a busca pela universalização do saneamento em diferentes regiões brasileiras, utilizando exemplos positivos como referência”, avalia Pretto.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD