
Piauí institui Sistema de Radiocomunicação Digital para fortalecer segurança pública

O Governo do Piauí assinou, nessa quarta-feira (13), um decreto que institui o Sistema de Radiocomunicação Digital do Estado do Piauí (SRD-PI). O objetivo é garantir a disponibilidade, segurança, integração e confidencialidade das comunicações dos serviços públicos estaduais. O documento foi publicado no Diário Oficial.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Gerido pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o SRD-PI contará com a participação das forças de segurança e salvamento do estado, além de eventuais agências de serviços públicos essenciais de outras unidades da federação que, por meio de Acordo de Cooperação Técnica, aderirem ao sistema.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
“O sistema está à disposição de todas as agências que prestam serviço de segurança no estado do Piauí, sejam do Executivo estadual, da própria União, como a PRF, ou de municípios. Assim, qualquer instituição pode passar a integrar essa rede de rádio, que é segura e criptografada. Esperamos receber guardas civis municipais e agências que trabalham com transporte e fiscalização de transporte”, destacou o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Além disso, a SSP-PI será responsável pela definição de políticas, supervisão das operações, ampliação do sistema e integração das agências. O sistema será estruturado com base nas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) e Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). Em cada RISP poderá ser instalado um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) ou estrutura equivalente, responsável pela coordenação das comunicações de rádio entre as agências na região.
“Essa é mais uma ferramenta que estará à disposição dos piauienses, e será operada a partir do Centro Integrado de Comando e Controle, cuja inauguração será realizada em breve pelo governador Rafael Fonteles”, completou o diretor Anchieta.
A Secretaria de Segurança do Piauí já realizou ações que fortalecem o SRD-PI, como a entrega de equipamentos de radiocomunicação de última geração, entre eles rádios portáteis (HTs), móveis e estação fixa, para a Polícia Penal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do estado. Os novos instrumentos visam fortalecer a integração e a comunicação entre as forças de segurança que atuam no estado.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD