Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
R10 Piauí
Notícias sobre o Piauí

Piauiense Carlos Brandão é sabatinado hoje no Senado para vaga de ministro do STJ

Por Redação
|

O jurista piauiense Carlos Pires Brandão será sabatinado nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Natural de Teresina, ele é um dos dois indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A sessão será transmitida ao vivo pela TV Senado e pelo canal oficial da instituição no YouTube. Após a sabatina, o nome de Carlos Brandão ainda precisará ser aprovado pelo plenário do Senado.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Carlos Brandão construiu uma sólida carreira jurídica com forte vínculo ao Piauí. Ingressou na magistratura federal em 1997 e atuou como juiz na Seção Judiciária do estado, onde também exerceu a função de diretor do foro. Ele presidiu a Comissão de Jurisprudência e Gestão de Precedentes do TRF-1 e participou de iniciativas de conciliação junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Além da atuação judicial, Brandão é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A indicação de um piauiense ao STJ representa um marco para a representatividade do estado no Judiciário nacional. A vaga surgiu com a aposentadoria da ministra Assusete Magalhães e está sendo preenchida a partir de uma lista tríplice aprovada pelo Pleno do STJ em 2024.

O outro nome indicado para o STJ é o da procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, que também será sabatinada nesta quarta-feira.

Comente