
Piauiense Carlos Brandão é sabatinado hoje no Senado para vaga de ministro do STJ

O jurista piauiense Carlos Pires Brandão será sabatinado nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Natural de Teresina, ele é um dos dois indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A sessão será transmitida ao vivo pela TV Senado e pelo canal oficial da instituição no YouTube. Após a sabatina, o nome de Carlos Brandão ainda precisará ser aprovado pelo plenário do Senado.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Carlos Brandão construiu uma sólida carreira jurídica com forte vínculo ao Piauí. Ingressou na magistratura federal em 1997 e atuou como juiz na Seção Judiciária do estado, onde também exerceu a função de diretor do foro. Ele presidiu a Comissão de Jurisprudência e Gestão de Precedentes do TRF-1 e participou de iniciativas de conciliação junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Além da atuação judicial, Brandão é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A indicação de um piauiense ao STJ representa um marco para a representatividade do estado no Judiciário nacional. A vaga surgiu com a aposentadoria da ministra Assusete Magalhães e está sendo preenchida a partir de uma lista tríplice aprovada pelo Pleno do STJ em 2024.
O outro nome indicado para o STJ é o da procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, que também será sabatinada nesta quarta-feira.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD