
Fogo avança e Corpo de Bombeiros segue tentando combater incêndio no sul do Piauí

Um incêndio de grandes proporções atingiu a zona rural do município de Pavussu, no Sul do Piauí, na noite deste domingo (03). Desde então, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, por meio do 5º Grupamento de Bombeiros Militares (5º GBM) de Floriano, atuam no combate às chamas, com o apoio da Prefeitura Municipal.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Para conter o fogo, foram mobilizados um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), uma picape equipada com kit de combate a incêndios e carros-pipa.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Segundo relatórios preliminares da corporação, o incêndio já se estende por aproximadamente 70 quilômetros, alcançando inclusive áreas próximas à zona urbana da cidade.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O comandante do 5º GBM de Floriano, capitão Lucas Xavier, informou que os trabalhos das equipes devem continuar durante todo o dia desta segunda-feira (04), até que o fogo seja completamente controlado.
“Desde a noite de ontem nossas equipes estão trabalhando para conter as chamas, minimizar os danos ambientais e os riscos à comunidade da área atingida. A Prefeitura de Pavussu tem dado apoio com maquinário na região, e juntos estamos atuando no combate ao fogo”, afirmou o comandante.
Fatores que dificultam o combate
O avanço rápido das chamas é impulsionado pelo vento forte e pela vegetação seca, características típicas da região neste período do ano. Até o momento, não há registro de feridos.
Como atuam as equipes em incêndios florestais
O Corpo de Bombeiros segue protocolos rigorosos durante operações de combate a incêndios florestais, com foco na segurança da população e na preservação ambiental. A atuação envolve várias etapas:
• Recebimento do chamado e deslocamento – Assim que o incêndio é reportado, as equipes são acionadas e se dirigem rapidamente ao local.
• Reconhecimento da área – Ao chegar, os bombeiros fazem uma avaliação inicial, identificam riscos e definem a melhor estratégia.
• Salvamento e evacuação – Caso haja pessoas em risco, a prioridade é garantir o resgate e a segurança de todos.
• Combate às chamas – Com o uso de equipamentos especializados, como mangueiras de alta pressão e abafadores, os bombeiros atuam diretamente no foco do incêndio.
• Rescaldo e prevenção de reignição – Após o controle do fogo, é feita uma varredura para eliminar focos remanescentes e impedir que o incêndio recomece.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD