Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Valmir Falcão
Advogado Tributarista. Economista CORECON.

A PARTICIPAÇAO DO TURISMO NA ECONOMIA

Por Redação
|

A sinergia entre os setores público e privado é o caminho para consolidar as capitais e os municípios considerados turísticos  como um destino  de referência de todos os brasileiros e estrangeiros,  criando políticas públicas que servem de alicerce para o crescimento e desenvolvimento do setor.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O papel do poder público é atuar como indutor, proporcionando as condições necessárias para a expansão do setor, enquanto as empresas são responsáveis por gerar a riqueza que movimenta toda a economia local.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

E importante destacar que as  parcerias público-privadas  atua como um alicerce para a construção de um turismo sustentável e competitivo, onde os  governos  possam investir  em infraestrutura, qualificação profissional e promoção do destino, e que o setor privado contribua com inovação e a oferta de produtos e serviços de qualidade.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A pandemia da covid-19 foi um desafio para o turismo de um modo geral,  o setor do turismo foi o primeiro a sentir suas consequências e o último a se recuperar. Mas, a pandemia deu a oportunidade de o brasileiro conhecer o Brasil , onde as empresa de turismo, com as consequências da pandemia,  se reinventaram e desenvolveram projetos que vem trazendo resultados a médio prazo.

Conseguir consolidar um destino turístico é consequência de uma conjunção de muitos fatores. O primeiro deles é a questão da infraestrutura. Não só a turística, mas também segurança, ciclovias, mobilidade urbana,  etc  Depois, tem as pessoas que estão envolvidas no trade. Do taxista ao pipoqueiro, do motorista de aplicativo às pessoas que trabalham na hotelaria, nas barracas de praia, todo esse pessoal precisa ser constantemente capacitado.

E o outro ponto muito importante é a promoção e marketing do turismo, que é você estar sempre mostrando esse destino lá fora, colocando a cidade na prateleira comercial das grandes operadoras do mundo. É o que precisa ser feito no turismo do Piauí , como um  Plano de  Desenvolvimento Sustentável com o Marketing Turístico, onde se pode destacar que o melhor marketing está nas mãos das pessoas, através dos seus celulares e redes sociais.

Todas as políticas públicas do setor precisam ser aliadas ao  desenvolvimento  da Secretaria do Turismo, onde o  poder público atua como indutor, criando condições para o crescimento e a riqueza, mas são as empresas que geram efetivamente essa riqueza. No turismo, essa dinâmica se intensifica, pois,  ele envolve mais de 50 setores da economia. É essencial facilitar a vida de guias, agentes de viagem, empresários de bares e restaurantes, vendedores de artesanato e operadores. Precisamos apoiá-los na promoção e capacitação, pois são eles que vão atender e receber os turistas,

O turismo no Piauí oferece uma variedade de atrações, desde paisagens naturais impressionantes até sítios arqueológicos de grande importância histórica e cultural. O Piaui tem o menor litoral entre os Estados, é considerado o mais bonito,  é conhecido por suas praias, como Barra Grande e Pedra do Sal, e pelo exuberante Delta do Parnaíba ( labirinto de ilhas, rios e manguezais, com  passeios de barco  e lanchas,  observação da vida selvagem, sendo, portanto,  um  um paraíso) Além disso, o Parque Nacional da Serra da Capivara abriga um dos maiores sítios arqueológicos das Américas, com pinturas rupestres de milhares de anos  e vestígios da presença humana pré-histórica, o parque é um Patrimônio Mundial da UNESCO. A praia de barra grande é um local ideal para a  prática de kitesurf e windsurf, com praias de águas calmas e ventos favoráveis entre outras belezas naturais  com paisagens deslumbrantes e uma  cultura extraordinária.

Afinal, o PIAUI tem potencial turístico que pode incrementar a sua economia em diversos setores.

 

 

Valmir Martins Falcão Sobrinho

Economista e Advogado

Comente