
Piauí registra a menor taxa de latrocínio da história, aponta anuário da segurança

O Piauí apresentou, em 2024, a menor taxa de latrocínio da sua história, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025. O resultado é reflexo direto das políticas de combate e prevenção aos crimes patrimoniais, especialmente ao roubo de celulares, adotadas pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Foram 19 ocorrências de latrocínio (roubo seguido de morte) registradas no ano passado, representando uma queda de 9,8%, em relação a 2023, que teve 21 casos. O número também é o mais baixo já registrado no estado, superando anos anteriores, como 2015, com 47 casos, e 2016, com 49.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Entre as principais ações da SSP-PI que impactam diretamente na diminuição dos latrocínios, destaca-se o projeto de recuperação de aparelhos celulares, coordenado pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), que tem contribuído de forma decisiva para inibir esse tipo de crime e impactar positivamente os indicadores de violência.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Os dados do Anuário de Segurança mostram uma redução nos casos de roubo de celulares no estado. Foram 8.311 ocorrências em 2024, contra 13.074 em 2023 e 14.012 em 2022, representando uma queda de 40% no comparativo anual.
“Estudos produzidos pela Gerência de Análise Criminal e Estatística da SSP comprovam que a adoção de políticas de prevenção e combate aos roubos de celulares foi essencial para a redução dos índices de latrocínio. Essa relação direta evidencia que, ao enfraquecermos a dinâmica do crime patrimonial, conseguimos também reduzir casos de violência letal associados a essas ocorrências”, afirmou o delegado João Marcelo Brasileiro, gerente de Análise Criminal e Estatística.
Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Divulgado na última semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Anuário Brasileiro de Segurança Pública reúne dados sobre a realidade da violência no país, promovendo transparência e contribuindo para a melhoria da qualidade das informações.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Mulher é presa suspeita de tráfico de drogas em Itaueira
-
Pai e filho com vasta ficha criminal são presos com drogas no terminal rodoviário de Altos
-
Dupla é presa após vende da de celular de R$ 5 mil por R$ 250 em Teresina