
Empresário Piauiense critica fim da obrigatoriedade das autoescolas para tirar CNH

O empresário Edilson Sousa, responsável pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) Santo Antônio, em Campo Maior (PI), se posicionou publicamente sobre a proposta do Ministério dos Transportes que prevê o fim da obrigatoriedade das autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, que ainda aguarda aprovação do Palácio do Planalto, pretende reduzir custos e tornar o processo de habilitação mais acessível à população.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Segundo o secretário-executivo do ministério, George Santoro, o texto da proposta já está pronto. A ideia é manter as exigências das provas teórica e prática, mas sem a necessidade obrigatória de frequentar um Centro de Formação de Condutores para as categorias A (moto) e B (carro).
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Edilson Sousa, no entanto, critica a proposta e alerta para os riscos. “Temos um dos trânsitos mais violentos do mundo, com mais de 30 mil mortes por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. Mesmo com a atuação das autoescolas, os números são alarmantes. Imaginar que retirar a obrigatoriedade da formação vai melhorar o cenário é um equívoco”, afirmou.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O empresário defende alternativas que reduzam o custo para os CFCs e, consequentemente, para os alunos. “Se a ideia é tornar a CNH mais acessível, que se façam isenções fiscais para os centros de formação, como na compra de veículos, no IPI, ICMS e IPVA. Hoje, enfrentamos uma carga tributária de mais de 12%”, argumentou.
A proposta do Ministério dos Transportes segue em análise pelo Palácio do Planalto e, se aprovada, será regulamentada por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD