
BRÓ-BRÓ antecipado: Piauí vive onda de calor com índices de umidade abaixo de 15%

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), alerta para o adiantamento das características típicas do BRÓ-BRÓ no estado do Piauí. Tradicionalmente associado aos meses de setembro, outubro e novembro, os mais quentes do ano, o fenômeno parece ter dado sinais antecipados já nos meses de junho e julho.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Segundo análise da climatologista da Semarh, Sara Cardoso, a antecipação está diretamente ligada a uma combinação de fatores atmosféricos e geográficos, como o aquecimento global, a ausência de umidade no território e a irregularidade da última estação chuvosa.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
“Tivemos uma estação de chuvas muito irregular, tanto espacial quanto temporalmente. Isso provocou o ressecamento do solo e da vegetação, reduzindo ainda mais a umidade disponível na atmosfera”, explica Sara.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Outro fator decisivo é a temperatura da superfície dos oceanos, que vem impedindo a entrada de umidade no território piauiense desde o início do ano. Como resultado, o solo e a vegetação ressecados contribuem ainda mais para o ar seco, potencializando o calor.
Além disso, dados recentes do mês de julho mostram que várias cidades do estado têm registrado temperaturas acima da média, com máximas próximas dos 38 °C e umidade relativa do ar inferior a 15%, índices considerados típicos de clima desértico. Em contrapartida, nas primeiras horas do dia, algumas regiões do interior registram mínimas abaixo dos 15 °C, o que evidencia uma grande amplitude térmica, característica comum nesse período de transição climática.
Essas condições de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade devem persistir na maior parte do território piauiense até a segunda quinzena de outubro, quando há previsão da entrada de massas de ar carregadas de umidade, que devem provocar os primeiros episódios de chuva, principalmente no sul do estado.
A Semarh segue monitorando os dados meteorológicos em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e reforça a importância de manter cuidados com a hidratação, atenção à saúde e prevenção de queimadas, especialmente durante os próximos meses, marcados pelo calor intenso e clima seco.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD