
Defesa Civil implementa Operação Carro-Pipa para aliviar impactos da seca no Piauí

O estado do Piauí enfrenta uma das estiagens mais severas da sua história recente, que atinge 100% do território piauiense, segundo dados atualizados do Monitor de Secas, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh). Para minimizar os impactos desse cenário, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) tem intensificado suas ações de resposta e mitigação.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A Defesa Civil firmou contratos para abastecimento de água potável para consumo humano nos municípios afetados pela seca.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
“Em maio de 2025, a Secretaria de Defesa Civil lançou e publicou no Diário Oficial do Estado o edital de credenciamento para contratação de carros-pipa, com o objetivo de atender os municípios reconhecidos em situação de emergência. Desde então, a Sedec vem executando a Operação Carro Pipa, com a contratação dos pipeiros e o início dos trabalhos de abastecimento de água nas localidades afetadas. A operação conta com a autorização do Governador para utilização de recursos estaduais na ordem de R$ 6 milhões. Além disso, está em execução o valor de R$ 1,4 milhão em recursos federais para apoiar a execução da Operação Carro Pipa”, conta a gerente de Resposta da Defesa Civil, Yvana Dantas.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O Governo do Estado emitiu sucessivos decretos de emergência — o mais recente, publicado em abril deste ano, e atualmente abrange 126 municípios do Piauí, com reconhecimento pelo Governo Federal na Plataforma S2iD.
Medidas para garantir o abastecimento de água em localidades onde a estiagem compromete o acesso ao recurso mais básico para a vida, a água, estão sendo tomadas, como a perfuração de poços, a implantação de redes de distribuição e a recuperação e construção de barreiros e barragens em comunidades rurais.
Mas para além das obras físicas, a Sedec também está levando conhecimento técnico diretamente aos municípios mais afetados pela falta de chuvas, com treinamento estratégicos e voltados para melhorar o tempo de resposta do Estado e municípios diante da estiagem prolongada, bem como a solicitação de recursos junto ao Governo Federal.
Assim, a equipe de Resposta da Defesa Civil está realizando o Capacita+ nos 4 polos do estado, abrangendo os 224 municípios piauienses, com o objetivo capacitar gestores, secretários e técnicos municipais para atuação qualificada na Operação Carro-Pipa, que garante o abastecimento emergencial de água em áreas atingidas pela seca.
O treinamento é para o uso adequado do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), uma ferramenta importante que ajuda os municípios nas solicitações de recursos federais a desenvolver ações eficazes no combate à seca.
A Defesa Civil do Piauí reforça que o enfrentamento à estiagem vai além das medidas emergenciais. O compromisso do estado é com soluções duradouras e estruturadas, que garantam dignidade e qualidade de vida a todos os piauienses impactados por essa realidade que, a cada ano, chega mais cedo e com mais intensidade.
Fonte: Governo do Estado
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD