
Regiões do Sul do Piauí enfrentam frio intenso e ar extremamente seco

O solstício de inverno, que ocorre no Hemisfério Sul desde o dia 20 de junho, tem provocado a queda nas temperaturas durante a madrugada na região sul do Piauí. Em contrapartida, a umidade relativa do ar, no período da tarde, está registrando índices abaixo de 15%, que significa estado de alerta, segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essas características, de acordo com a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), aproximam o Piauí do clima desértico.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Ela explica que o inverno não traz chuvas. Ele impacta diretamente nas baixas temperaturas nas primeiras horas da manhã. Somado a isso tem o período de transição do outono para o inverno, que altera os ventos.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
“Nós estamos no inverno, no Hemisfério Sul. A gente chama de solstício de inverno, que é quando o sol está iluminando menos o Hemisfério Sul. A gente observa temperaturas mínimas nas primeiras horas. As temperaturas variam entre 10 e 20 graus em alguns dias. E, durante a tarde, a gente tem umidades típicas de desertos. Umidade abaixo de 15%, o que já aconteceu em São João Piauí, Oeiras e Corrente, com temperaturas também elevadas. Então, são características atmosféricas típicas de deserto que a gente só vê no inverno”, explica.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Este ano, as temperaturas mais baixas registradas no período foram 13,1º no dia 16 de junho e 13,4º no dia 15 de junho, ambas na cidade de Corrente; e 19,8º em Paulistana também no dia 15.
Essa grande diferença entre as temperaturas mínima e máxima no mesmo dia é a amplitude térmica. Quanto maior a diferença, mais desconforto vai gerar para a saúde e para reforçar o clima de deserto.
Ainda de acordo com a climatologia, essas características são mais evidentes em regiões de chapada, áreas mais elevadas que já têm uma predisposição físico-geográfica para temperaturas mais baixas porque tem baixa pressão. É o caso de municípios como Corrente. “Lá é super comum nessa época chegar a ter 10 graus, o que é incomum para nós aqui no centro-norte do Piauí”, afirma.
Os índices de umidade relativa do abaixo de 15% costumam ser registrados em municípios como São João Piauí, Oeiras e Corrente, com temperaturas também elevadas.
Estado de Alerta – umidade do ar entre 12% e 20%.
Cuidados a serem adotados
– Beber bastante água
– Utilize soro fisiológico para lubrificar olhos e narinas
– Mantenha os ambientes internos úmidos, utilizando umidificadores, toalhas molhadas ou recipientes com água
– Evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h
– Evite aglomerações em ambientes fechados
– Utilize hidratantes corporais e faciais
– Use protetor solar diariamente
– Evite banhos muito quentes e demorados
– Em caso de tosse persistente, febre, dificuldade respiratória ou irritação nos olhos que persista por mais de três dias, procure atendimento médico.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD