Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
R10 Piauí
Notícias sobre o Piauí

Mata pega fogo em Sebastião Leal e quase atinge PI 141, no sul do Piauí

Por Redação
Foto: Divulgação/Semarh
Foto: Divulgação/Semarh | Semarh

Brigadistas do município de Sebastião Leal, a 400 km ao sul de Teresina, atuaram na noite deste domingo (13) para conter um incêndio de grandes proporções em uma área de mata aberta. As chamas se aproximavam rapidamente das margens da rodovia PI-141, na localidade Angico Branco (km 16), mas a resposta rápida da brigada local conseguiu evitar que o fogo atingisse a pista.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Na manhã desta segunda-feira (14), as equipes seguem no trabalho de rescaldo — etapa fundamental para eliminar possíveis novos focos e construir aceiros, barreiras que impedem o avanço das chamas. Ainda não há estimativa oficial da área afetada pelo incêndio.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A ocorrência reforça a importância das ações de prevenção e combate a queimadas, coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh). Atualmente, o estado conta com 1.300 brigadistas capacitados, distribuídos em 94 municípios — o maior número já registrado no Piauí.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Segundo Mário Filho, gerente de Fiscalização Ambiental da Semarh, a atuação das brigadas é fundamental para preservar vidas, o meio ambiente e a infraestrutura pública.

“A prontidão dos brigadistas em Sebastião Leal mostra como o investimento em capacitação e estrutura tem feito diferença. Esses profissionais são a linha de frente contra o fogo, especialmente agora que o calor se intensificou mais cedo em todo o estado”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, também destacou o momento crítico enfrentado pelo estado:

“Estamos vivendo um período desafiador, com aumento de focos de calor em várias regiões. Por isso, seguimos intensificando treinamentos e investindo em equipamentos. Nossa meta é salvar vidas, proteger nossas florestas e garantir segurança para todos os piauienses”, ressaltou.

A Semarh reforça que a população pode colaborar evitando queimadas, respeitando as restrições ao uso do fogo no meio rural e denunciando focos suspeitos às autoridades.

No próximo dia 25 de julho, a secretaria promoverá a maior formatura de brigadistas já realizada no estado. Serão 260 novos brigadistas formados, de 20 municípios piauienses — sendo 20% mulheres.

Fonte: Semarh

Comente