
Prefeito de Hugo Napoleão participa de reunião da FAMEM sobre PEC que propõe fim da reeleição

O prefeito da cidade de Hugo Napoleão, Luciano Filho, marcou presença na reunião realizada nesta quinta-feira (10), na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), que discutiu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 012/2022. A proposta prevê o fim da reeleição para cargos do Executivo, presidente, governadores e prefeitos, e a ampliação dos mandatos de quatro para cinco anos.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O encontro institucional reuniu importantes lideranças políticas dos estados do Maranhão e do Piauí. A comitiva da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), presidida por Admaelton Bezerra, também contou com a presença dos prefeitos Manoel Portela (Aroazes) e Luciano Filho (Hugo Napoleão), além do Diretor Geral da APPM, Dr. Leal Júnior.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Durante o encontro, foi destacada a importância de construir uma proposta equilibrada, que promova maior estabilidade administrativa e reduza o impacto eleitoral nas gestões municipais. O evento também contou com a assinatura do senador Weverton Rocha (PDT) ao texto da emenda, elevando para 12 o número de assinaturas no Senado, sendo necessárias 27 para que a PEC avance.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Em sua fala, o prefeito Luciano Filho reforçou o papel dos gestores municipais na construção de um sistema político mais eficiente:
“Essa proposta mexe diretamente com a estrutura da democracia brasileira. Estamos aqui, não apenas como prefeitos, mas como representantes diretos da população. É nosso dever contribuir com o debate e buscar soluções que garantam mais estabilidade, planejamento e eficiência para as administrações públicas. Um mandato de cinco anos pode significar mais tempo para executar projetos estruturantes, sem as pressões imediatistas da reeleição”, afirmou Luciano.
A reunião na FAMEM também representou um passo importante para a união das entidades municipalistas do Maranhão e do Piauí, reforçando o compromisso conjunto com o diálogo federativo e com o aprimoramento do pacto político-administrativo no país.
A PEC 012/2022 ainda precisa de mais assinaturas no Senado para avançar em sua tramitação. Enquanto isso, os debates entre prefeitos, entidades e parlamentares devem continuar, com o objetivo de construir consensos em torno do futuro dos mandatos eletivos no Brasil.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Carreta da Mamografia realiza atendimentos gratuitos em Hugo Napoleão
-
Prefeito de Hugo Napoleão participa do lançamento da Feira dos Municípios 2025
-
Prefeito Luciano Filho anuncia asfaltamento em Hugo Napoleão
-
Prefeitura de Hugo Napoleão promove programação referente ao Agosto Dourado
-
Prefeitura de Hugo Napoleão abre inscrições para curso de conserto de celulares