Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Marcelo Barradas

Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.

Fábio Novo diz que Trump taxou o Brasil 'a pedido dos Bolsonaros'

Por Redação
Foto: Divulgação/Alepi
Foto: Divulgação/Alepi |

O deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí, Fábio Novo, se manifestou na noite dessa quarta-feira (10) sobre a carta pública enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciando a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A nova taxação está prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Em publicação nas redes sociais, Fábio Novo afirmou que a medida teria sido tomada “a pedido dos Bolsonaros” e classificou a decisão como prejudicial tanto para o Brasil quanto para os próprios Estados Unidos. Segundo ele, “Trump atirou no próprio pé, nos bolsonaristas e no Brasil”.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O deputado destacou que a tarifa afetará diretamente o setor produtivo brasileiro, especialmente o setor do aço, e lembrou que muitos produtos norte-americanos entram no Brasil com isenção de taxas. “Nosso aço, que eles tanto precisam, vai chegar mais caro lá. É ruim para a indústria de lá e para os produtores daqui! Os empresários aqui, que na sua maioria são bolsonaristas, perderão, assim como o Brasil”, escreveu.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A carta de Trump, segundo reportagens da imprensa norte-americana, teria mencionado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e criticado o julgamento do político brasileiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), classificando-o como “uma vergonha internacional”.

Fábio Novo também associou a medida à tentativa de interferência política nos processos jurídicos que envolvem Bolsonaro. “A taxação não faz sentido! (...) É uma desculpa para interferir na política e na justiça, que está prestes a julgar Bolsonaro”, afirmou.

Ao final da publicação, o deputado traçou um paralelo entre os ex-presidentes Trump e Bolsonaro, criticando a postura de ambos e questionando a lealdade dos políticos brasileiros que os apoiam. “Lembra do boné que Tarcísio, Bolsonaro, Ciro Nogueira e outros bolsonaristas usaram com a frase 'Make America Great Again'? E agora? Eles continuarão defendendo os EUA ou o Brasil? Com a palavra, os 'patriotas'!”, concluiu.

Comente