Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
R10 Piauí
Notícias sobre o Piauí

Garis de Teresina anunciam paralisação nesta quarta-feira (9) por atraso de salários

Por Redação
Foto: Ascom FMS
Foto: Ascom FMS | Cidade verde

Trabalhadores da coleta de lixo em Teresina iniciaram uma paralisação a partir das 5h desta quarta-feira (8), em protesto contra o atraso no pagamento de salários. A mobilização foi convocada pelo Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep) e envolve funcionários vinculados à empresa Recicle/Aurora, responsável por parte da limpeza urbana da capital.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Segundo o sindicato, o impasse gira em torno da falta de assinatura de um aditivo contratual por parte da empresa, o que tem impedido a liberação de recursos para o pagamento dos trabalhadores. A Recicle teve o contrato rescindido com a Prefeitura e, para que os valores sejam repassados, seria necessário formalizar o aditivo. Sem esse documento, os garis continuam sem receber salários, vale-transporte e vale-alimentação.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Nesta terça-feira (8), a Prefeitura de Teresina confirmou que a empresa se recusou a firmar o instrumento legal que permitiria a regularização dos repasses. A administração municipal informou que, apesar da tentativa de mediação com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-22ª), não houve acordo. A gestão também alegou que mantém os valores em caixa e reafirmou o compromisso com o pagamento dos trabalhadores, desde que a contratada cumpra as exigências legais.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A paralisação tem previsão inicial de 24 horas, mas uma assembleia será realizada na quinta-feira (9) para avaliar a possibilidade de greve por tempo indeterminado, caso a situação não seja resolvida.

A Prefeitura afirma estar buscando alternativas para garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas e a retomada da normalidade nos serviços de limpeza urbana, incluindo ações em conjunto com o TRT para que os valores já depositados judicialmente possam ser utilizados para quitar as dívidas trabalhistas.

Comente