
Concursados da SEMEC protestam e Silvio Mendes agenda reunião com comissão

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, recebeu na manhã desta segunda-feira (7) um grupo de manifestantes que cobrava a convocação dos aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), regido pelo Edital nº 01/2024. O encontro ocorreu no Palácio da Cidade e terminou com o agendamento de uma reunião oficial com a comissão dos concursados para a próxima semana.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Durante a conversa, o prefeito reconheceu a legitimidade da cobrança e afirmou que há um planejamento em andamento para as nomeações. “É porque a ansiedade, e é compreensível, que muitos professores que fizeram o concurso não foram chamados ainda, mas nós prorrogamos o concurso para garantir aquilo que eles fizeram, mérito de cada um”, declarou Silvio.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Ele ressaltou que a prorrogação do concurso garante os direitos adquiridos, mas que o processo precisa ser feito com responsabilidade. “A prorrogação de um concurso também não é tão simples, porque você impede pessoas que não tinham concluído os pré-requisitos para fazer um concurso, e aí, prorrogando, eles não vão fazer. Então é preciso ter cautela para fazer um planejamento adequado, fazer aquilo que for melhor e que dê oportunidade a todos”, explicou o gestor.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Silvio também abordou os limites legais que impedem uma convocação imediata. De acordo com ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal impõe restrições com base na folha de pagamento do município. “Nós temos uma lei de responsabilidade fiscal que limita o valor da folha. A folha subiu, principalmente pela educação e pela saúde. Por necessidade, pelo reajuste que foi dado só para a educação, só o pessoal da educação teve reajuste esse ano. Só a educação teve as progressões funcionais”, afirmou.
O prefeito explicou ainda que os reajustes e progressões foram possíveis porque a educação conta com uma fonte específica de recursos. “Porque na educação você tem um recurso exclusivo, que é o Fundeb. Então foi usado. Tudo tem explicação”, acrescentou.
Apesar das limitações orçamentárias, Silvio Mendes garantiu que os aprovados serão chamados dentro das possibilidades da gestão: “Os concursados, já que foi prorrogado o concurso semana passada, vão continuar sendo chamados de acordo com a necessidade. Vai precisando, vai fazendo dentro da possibilidade de pagamento”, concluiu.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Delegada questiona limites na educação após morte de menina dentro de escola
-
Defesa Civil alerta para baixa e média umidade nos territórios piauienses
-
MPPI recomenda suspensão de vendas em loteamento irregular em São Pedro do Piauí
-
Golpe do ‘familiar em apuros’ é o mais frequente no Piauí em agosto, alerta Procon
-
Alepi aprova mudança de dólar por iene japonês em empréstimo do governo com o BIRD