
Roubo de veículos tem queda no primeiro semestre de 2025 no Piauí

No Piauí, o número de roubos de veículos no primeiro semestre de 2025 apresentou uma queda em comparação aos anos anteriores, registrando o menor índice para o período em três anos. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou, nesta quinta-feira (3), que foram contabilizadas 1.559 ocorrências nos seis primeiros meses deste ano, representando uma redução de 31,74% em relação ao mesmo período de 2022, que teve 2.272 registros.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Em comparação ao primeiro semestre de 2024, a diminuição é de 9,73%, pois o mesmo período do ano anterior registrou um total de 1.727 roubos de veículos no Piauí. Além disso, junho deste ano também manteve uma tendência de queda, com 224 ocorrências, o menor número para o mês desde 2022, que teve 330 casos, representando uma diminuição de 32,32%.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Para o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, esses resultados mostram, mais uma vez, a eficiência do trabalho integrado das forças de segurança do Piauí.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Conseguimos reduzir em quase 10% o número de roubos em relação ao ano passado e atingimos o menor índice dos últimos três anos, com uma queda superior a 31% em comparação a 2022. Esses números são fruto de operações constantes, monitoramento inteligente e da presença ativa das nossas equipes nas ruas”, apontou.
Outro dado destacado no relatório da SSP refere-se à recuperação de veículos, apontando que os seis primeiros meses de 2025 mantiveram-se em um patamar próximo aos anos anteriores. Ao todo, 1.999 automóveis foram recuperados. Em junho de 2025, foi registrado um aumento de 5,36% nas recuperações no estado, com 295 veículos, quando comparado ao mesmo mês de 2022, que teve 280 veículos recuperados.
Segundo o delegado Marcelo Dias, coordenador do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), a divisão tem intensificado as operações para reduzir esse tipo de crime.
“Já cumprimos efetivamente mais de 170 mandados de prisão e de apreensão de menores. O resultado dessa atuação foi a redução do número de roubos de veículos de 9,73% em relação ao ano anterior. Além disso, mantemos a continuidade da devolução de veículos aos proprietários, chegando a 1.999 recuperados somente no primeiro semestre de 2025”, destacou.
Restituição de veículos recuperados
O governador Rafael Fonteles e o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, devolveram, no dia 26 de junho, no Parque Potycabana, 42 veículos, entre carros e motocicletas, roubados e furtados, aos seus proprietários. Com isso, já são quase 300 veículos recuperados em um ano e meio por meio das Operações Rastreados, coordenada pela SSP, e Hircus, desenvolvida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) e da Polícia Civil do Piauí (PC-PI).
Durante a entrega, o secretário Chico Lucas explicou que a ação contra roubos de veículos será intensificada nas oficinas, já que muitos automóveis roubados passam por desmonte e têm suas peças vendidas ilegalmente. “Mais de 200 oficinas serão mapeadas, e qualquer peça comercializada sem procedência sofrerá penalidades”, comentou o gestor.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Mulher é presa suspeita de tráfico de drogas em Itaueira
-
Pai e filho com vasta ficha criminal são presos com drogas no terminal rodoviário de Altos
-
Dupla é presa após vende da de celular de R$ 5 mil por R$ 250 em Teresina