Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
José de Freitas - PI
Correspondente do município.

Prefeito Pedro Gomes defende debate sobre unificação de mandatos e fim da reeleição tradicional

Por Redação
Foto: Portal R10
Foto: Portal R10 | Ascom

Prefeitos de diversas regiões do Piauí participaram, na manhã desta sexta-feira (27), de uma reunião na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, para discutir os efeitos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reeleição, que está em análise no Congresso Nacional. A proposta propõe o fim da reeleição para cargos do Executivo, define mandatos de cinco anos para todas as funções eletivas e prevê a unificação das eleições a partir de 2034.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O encontro contou com a presença do prefeito de Teresina, Silvio Mendes, além dos senadores Ciro Nogueira (PP), Marcelo Castro (MDB) e Jussara Lima (PSD), que ouviram os gestores municipais e debateram os possíveis impactos da proposta no cenário político-administrativo dos municípios.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O prefeito de José de Freitas, Pedro Gomes, destacou a importância de avaliar os impactos da proposta na governança municipal e na rotina dos gestores públicos.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

"Essa é uma PEC importante e oportuna. Discutir esse tema, especialmente com os municipalistas e com os prefeitos que estão vivenciando essa realidade, é essencial. Como bem destacou o senador Marcelo Castro, não é possível tratar desse assunto sem considerar o impacto na governança. É muito difícil para um prefeito sair de uma eleição já preocupado com a próxima. Um gestor que cumpre oito anos de mandato precisa lidar com várias disputas eleitorais, o que acaba comprometendo o foco e a eficácia na execução de políticas públicas voltadas para o município. Acreditamos na relevância dessa pauta, tanto na proposta de unificação dos mandatos quanto na discussão, mais complexa, sobre permitir que prefeitos que estão finalizando o segundo mandato possam disputar uma nova eleição com o fim da reeleição tradicional", relatou.

Fonte: Ascom

Comente