Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Timon - MA
Saiba tudo o que acontece na região.

Audiência Pública sobre segurança tem duração histórica de 7 horas e ampla presença do Judiciário

Por Redação
Fotos: Lucas Stefano / Portal R10; e ASCOM Câmara Municipal de Timon
Fotos: Lucas Stefano / Portal R10; e ASCOM Câmara Municipal de Timon |

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A Câmara Municipal de Timon realizou, nesta terça-feira (24), uma audiência pública sobre segurança, que teve uma duração inédita de sete horas. O evento contou com participação expressiva de representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, do Ministério Público, das forças de segurança estaduais e municipais, do setor empresarial, comerciantes, lojistas, sociedade civil organizada e parlamentares municipais.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

 

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A audiência foi conduzida pelos vereadores Pedro Augusto (PA), presidente da Comissão de Transporte, Comunicação, Energia, Segurança e Defesa do Consumidor (CTCESDC), e Ulysses Waquim, relator da comissão.

 

Entre os destaques, esteve a presença marcante do Poder Judiciário, representado pelos juízes Josemilton Barros (diretor do Fórum), Rogério Monteles (Vara Criminal),  e Clênio Correia, Juiz Edmilson da Costa, titular da Vara da Família e diretor substituto do Fórum também marcou presença , além dos promotores André Luiz Gonçalves e Carlos Pinto, de Timon. Também participaram o comandante do 11º BPM, major Daniel Kraesky; o major Yaslan, do 44º BPM; o delegado geral Carlos Mendes; o prefeito Rafael Brito; e a secretária municipal de Segurança, Mariely Almeida.

 

Durante a audiência, o major Kraesky apresentou dados sobre a atuação da Polícia Militar em Timon. Segundo ele, a PM tem cumprido seu papel com prisões e operações eficazes, destacando o apoio recebido do governo estadual e da administração municipal.

 

O juiz Josemilton Barros abordou a recorrente crítica popular de que "a polícia prende e a justiça solta". Ele esclareceu que há mais de 400 mandados de prisão expedidos e em execução atualmente. Barros destacou que isso não significa haver criminosos impunes nas ruas, e reafirmou o compromisso do Judiciário com o sistema de segurança, inclusive na cooperação para o cumprimento dessas ordens. Ele avaliou o cenário como “insuportável”, lembrando que esse tipo de discussão já ocorria há décadas, e ressaltou o impacto dos arrombamentos no comércio local como sinal de que medidas urgentes são necessárias.

 

O prefeito Rafael Brito também reafirmou seu comprometimento com a segurança pública, destacando ações como a inclusão de detentos em atividades de ressocialização por meio de convênios para serviços públicos — como a fabricação de bloquetes, confecção de fardamento escolar e limpeza urbana. Brito mencionou ainda a escolha da delegada Mariely Vilhena para a pasta da Segurança, ressaltando sua experiência técnica e o esforço da gestão municipal, mesmo em uma área que é responsabilidade primária do Estado.

 

O vereador Ulysses Waquim classificou a audiência como produtiva e disse ter obtido subsídios suficientes para encaminhar propostas que contribuam para a melhoria da segurança em Timon. Ele destacou a participação ativa da sociedade civil, representada por 14 cidadãos que fizeram questionamentos e deram sugestões relevantes às autoridades presentes.

A audiência foi considerada histórica não apenas pela sua duração, mas pela amplitude do debate e pelo engajamento dos diferentes setores sociais e institucionais na busca por soluções concretas para os desafios da segurança pública no município.

 

PUBLICIDADE:

 

 

Tocador de vídeoA defesa de Suedna não foi localizada para comentar o caso. O espaço segue aberto. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.


Comente