Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Timon - MA
Saiba tudo o que acontece na região.

Prefeitura de Timon realiza 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

Por Redação
Fotos: Lucas Stefano / Portal R10; e Leonardo Rocha / SECOM
Fotos: Lucas Stefano / Portal R10; e Leonardo Rocha / SECOM |

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Na manhã desta segunda-feira (23), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), promoveu a 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa (CMDPIT). O evento teve como tema central a importância da luta pela garantia dos direitos da pessoa idosa, com foco especial na efetivação das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Participe do nosso grupo: WhatsApp

 

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A conferência integra o processo de fortalecimento das instâncias de controle social, sendo um espaço democrático de diálogos sobre as políticas voltadas à valorização e à proteção da população idosa. Além disso, o encontro fomentou o debate sobre a implementação de ações e serviços nas áreas da Assistência Social, Saúde e demais políticas públicas, tendo como princípios a universalidade da atenção e a integralidade do cuidado.

 

O promotor de Justiça Dr. Fábio Menezes de Miranda, titular da 6ª Promotoria de Justiça Especializada de Timon, destacou a importância da conferência como instrumento de mobilização e transformação social. “A partir da conferência, esses temas ganham visibilidade e podem gerar frutos concretos em políticas públicas no município, melhorando a qualidade de vida das pessoas idosas e garantindo o respeito aos seus direitos”, afirmou.

 

O promotor também ressaltou o papel do Ministério Público na defesa dos direitos da pessoa idosa, tanto por meio do atendimento a denúncias quanto da realização de ações administrativas e fiscalizações, como em instituições bancárias, com o objetivo de assegurar mais acessibilidade e dignidade.

 

A psicóloga, conselheira do Conselho do Idoso de Teresina e servidora em Timon, Dra. Rita Porto, enfatizou o papel do controle social na construção de políticas públicas mais inclusivas. “Participo do controle social desde 1990. A conferência é um espaço plural e democrático, onde podemos avançar, inovar e propor melhorias nas políticas voltadas à saúde e aos direitos da pessoa idosa”, destacou.

 

A 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Timon contou com uma programação rica e diversificada, estruturada em cinco eixos temáticos que nortearam os debates:

 

1. Financiamento das políticas públicas voltadas à ampliação e garantia dos direitos sociais;

 

2. Fortalecimento das políticas de proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;

 

3. Enfrentamento de todas as formas de violência, bem como do abandono social e familiar que atinge essa população;

 

4. Participação social, protagonismo e vida comunitária, considerando a diversidade de vivências e realidades das múltiplas velhices;  

 

5. Consolidação e fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política essencial do Estado brasileiro.

 

 

PUBLICIDADE:

 

 

Tocador de vídeoA defesa de Suedna não foi localizada para comentar o caso. O espaço segue aberto. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.


Comente